158. BLACK SABBATH – TECHNICAL ECSTASY

Os dois últimos trabalhos da formação original (e clássica) do Black Sabbath gravados entre 1976 e 1978 e contando com o vocalista Ozzy Osboure, o baterista Bill Ward, o baixista Geezer Butler e o guitarrista Toy Iomi, são discos que vez ou outra são deixados de lado pelos fãs, não por serem considerados ruins, mas por apresentarem uma significativa mudança em relação ao costumeiro peso e agressividade de trabalhos anteriores. É fato que pequenas mudanças na sonoridade da banda - provalmente com o intuito de tornar as músicas um pouco mais comerciais ou simplesmente pela “evolução sonora” que tanto assusta os mais xiitas - foram se tornando cada vez mais comuns principalmente a partir de Sabbath Bloody Sabbath, mas nesse período citado no início da resenha (1976-1978), essas mudanças se sobressaíram ao som ao qual o grupo é apontado como criador.
Em 1976 era lançado Techical Ecstasy, o sétimo trabalho de estúdio da banda. Com sua esquisitíssima capa representando dois robôs fazendo sexo em escadas rolantes (criação do Grupo Hipgnosis) e faixas muito mais acessíveis para o grande público, o álbum é também o catalisador de uma série de conflitos entre Ozzy e o resto do grupo. O seu pesadíssimo vício em álcool e drogas, que se potencializou após o falecimento de seu pai, se tornaram praticamente insustentáveis para os demais membros da banda e levou ao desligamento do Mr. Madman em 1977. O seu retorno ocorreria brevemente para a gravação de apenas mais um álbum, em 1978.
Apesar de todos os problemas de bastidores, que obviamente interferiram no processo de composição e gravação de Techical Ecstasy, temos aqui mais um grande trabalho do Black Sabbath. E são prova cabal disso músicas como Back Street Kids, You Won't Change Me com seus maravilhosos sintetizadores e teclados, a balada It’s Alright (cantada por Bill Ward, essa é primeira música sem os vocais de Ozzy gravada pela banda), e as fantásticas Gipsy e Dirty Women, essa inclusive foi a única faixa pós Vol. IV tocada ao vivo na aguardadíssima turnê de retorno da banda.

Tracklist
01. Back Street Kids
02. You Won't Change Me
03. It's Alright
04. Gypsy
05. All Moving Parts (Stand Still)
06. Rock n' Roll Doctor
07. She's Gone
08. Dirty Women

Mais Black Sabbath no Sonorizando:
Paranoid(1970)
Master Of Reality(1971)
Heaven And Hell (1980)
13 (2013)

Comentários

Postagens mais visitadas