174. PARADISE LOST – DRACONIAN TIMES
De quantos minutos precisa uma banda para criar uma obra prima? Isso é bastante relativo e extremamente variável dentro do Heavy Metal, os ingleses do Paradise Lost, por exemplo, precisaram de exatos 48 minutos e 58 segundos para criar a sua. Draconian Times, de 1995, é um soberbo trabalho dividido em espetaculares 12 faixas que não apenas foram significativas para a sonoridade do grupo inglês, mas para o próprio estilo musical ao qual a banda faz parte como co-criadora e ainda no status de um dos principais expoentes.
Draconian Times é um álbum perfeito do início ao fim (por isso não darei destaque a nenhuma faixa em particular e recomendo sempre a audição completa do disco), com composições sensacionais, cheias de ótimas melodias e peso. Nick Holmes limpa definitivamente sua voz, afastando seu canto dos guturais utilizados nos primeiros discos, o que para mim tornou a sonoridade do Paradise ainda melhor e mais complexa, já que apesar de abandonar aquela forma de cantar, a voz de Holmes continuou mantendo um excelente equilíbrio entre a agressividade, necessária para as faixas mais pesadas, e a voz limpa, fundamental para as passagens mais melódicas e progressivas. Greg Mackintosh abusa mais uma vez em suas criações, apresentando espetaculares riffs e solos e linhas de guitarra que considero a verdadeira força que movimenta esse trabalho. Mackintosh é um músico absolutamente genial e que está presente no meu Hall particular de maiores compositores do Heavy Metal.
Além de ser extremamente bem aceito pela crítica especializada, Draconian Times obteve uma gigantesca aceitação entre os fãs da banda e do estilo, ultrapassando a marca de mais de um milhão de cópias vendidas e se tornando até hoje um dos maiores sucessos comerciais entre álbuns de Gothic/Doom Metal.
Tracklist Draconian Times é um álbum perfeito do início ao fim (por isso não darei destaque a nenhuma faixa em particular e recomendo sempre a audição completa do disco), com composições sensacionais, cheias de ótimas melodias e peso. Nick Holmes limpa definitivamente sua voz, afastando seu canto dos guturais utilizados nos primeiros discos, o que para mim tornou a sonoridade do Paradise ainda melhor e mais complexa, já que apesar de abandonar aquela forma de cantar, a voz de Holmes continuou mantendo um excelente equilíbrio entre a agressividade, necessária para as faixas mais pesadas, e a voz limpa, fundamental para as passagens mais melódicas e progressivas. Greg Mackintosh abusa mais uma vez em suas criações, apresentando espetaculares riffs e solos e linhas de guitarra que considero a verdadeira força que movimenta esse trabalho. Mackintosh é um músico absolutamente genial e que está presente no meu Hall particular de maiores compositores do Heavy Metal.
Além de ser extremamente bem aceito pela crítica especializada, Draconian Times obteve uma gigantesca aceitação entre os fãs da banda e do estilo, ultrapassando a marca de mais de um milhão de cópias vendidas e se tornando até hoje um dos maiores sucessos comerciais entre álbuns de Gothic/Doom Metal.
Disc 1:CD
01. Enchantment
02. Hallowed Land
03. The Last Time
04. Forever Failure
05. Once Solemn
06. Shadow Kings
07. Elusive Cure
08. Yearn for Change
09. Shades of God
10. Hands of Reason
11. I See Your Face
12. Jaded
13. Enchantment (Previously undereleased demo from 1994)
14. Last Desire (Previously undereleased demo from 1994)
15. Forever Failure (Previously undereleased live tracks - Germany 1995)
16. Shadow Kings(Previously undereleased live tracks - Germany 1995)
17. Once Solemn(Previously undereleased live tracks - Germany 1995)
18. Hallowed Land(Previously undereleased live tracks - Germany 1995)
19. The Last Time(Previously undereleased live tracks - Germany 1995)
Disc 2: DVD
01. Enchantment (5.1 audio)
02. Hallowed Land (5.1 audio)
03. The Last Time (5.1 audio)
04. Forever Failure (5.1 audio)
05. Once Solemn (5.1 audio)
06. Shadow Kings (5.1 audio)
07. Elusive Cure (5.1 audio)
08. Yearn for Change (5.1 audio)
09. Shades of God (5.1 audio)
10. Hands of Reason (5.1 audio)
11. I See Your Face (5.1 audio)
12. Jaded (5.1 audio)
Bonus Videos: 01. Forever Fairule
02. The Last Time
03. Hallowed Land
Mais Paradise Lost no Sonorizando:
In Requiem (2007)
Faith Divides Us – Death Unites Us (2009)
Comentários