198. EXODUS – BLOOD IN BLOOD OUT
2014 pode ou poderá em breve ser considerado um
ano memorável para a música, pelo menos quando se fala em suas vertentes
presentes aqui no Sonorizando. Além do lado negativo devido a perdas de várias
lendas da música, a grande maioria, diga-se de passagem por causas naturais
devido a já avançada idade (o que de forma alguma diminui o impacto de cada uma
das perdas); esse ano que está prestes a se encerrar também ficará marcado por
ótimas notícias em relação a música pesada (como reuniões) e, principalmente,
pelos lançamentos de excelentes discos.
Uma das maiores alegrias sentidas pelos metalheads esse ano certamente foi o aguardadíssimo retorno de Steve “Zetro” Souza para o Exodus. A inesperada saída do competente, mas não memorável (opinião pessoal), Rob Dukes seguida imediatamente pelo anúncio do retorno do melhor vocalista que o Grupo já teve, impossibilitou completamente qualquer tipo de especulação negativa sobre quem assumiria os vocais, algo extremamente comum nesse meio. O anúncio do retorno de Zetro veio acompanhado da notícia do lançamento de um novo disco, já contando com sua participação. A expectativa em torno desse retorno era gigantesca, já que o último registro do vocalista com o Exodus foi no excelente e ultra aclamado Tempo Of The Damned e sua brusca saída no melhor momento do grupo em anos ainda durante a turnê dessa maravilha era algo que não havia sido digerido muito bem pelos fãs. A expectativa também se encontrava no desejo do retorno da sonoridade do Exodus aos tempos de Zetro, o que para alegria geral, realmente aconteceu.
Blood In Blood Out, décimo disco de estúdio do Exodus, lançado em outubro último pela gravadora Nuclear Blast, inclusive no Brasil, deu continuidade a excelente trajetória da banda. São onze sensacionais faixas trazendo o que Tom Hunting, Gary Holt, Steve "Zetro", Jack Gibson e Lee Altus fizeram e fazem de melhor. Thrash Metal da mais alta qualidade, momentos de extrema agressividade e puro nervosismo são alternados por outros completamente cadenciados e até melódicos, o que tornam praticamente todas as faixas em músicas mais complexas e diversificadas e ao mesmo tempo totalmente diretas, uma maravilha. Impossível não destacar os trabalhos de Tom Hunting, tranquilamente um dos melhores bateristas do estilo; dos guitarristas Gary Holt e Lee Altus, já consolidados como uma das melhores duplas de guitarristas dentro da música pesada; e, claro, Steve Souza, que é para mim, definitivamente, a voz da banda e também um dos melhores em seu ofício, independente da importância do saudoso Paul Baloff e de seu ultra clássico (para muitos o melhor disco dos caras) Bonded By Blood. Zetro tem domínio e segurança total sobre sua função, além de sua alucinada voz se unir com perfeição ao instrumental elaborado por Holt e cia.
Como curiosidade vale ressaltar as participações especiais de outras figuras lendárias da cena thrash metal da Bay Are norte americana como o guitarrista Kirk Hammett, que foi membro do Exodus em seu início e também do vocalista do Testament Chuck Billy em BTK. Além dessas participações, tenho que destacar o excepcional trabalho de produção feito pelo lendário Andy Sneap (Nevermore, Exodus, Blaze, Kreator). Sneap parece possuir realmente o toque de midas e transforma em ouro tudo o que toca, apenas fazendo o básico e tirando das bandas que produz o que elas podem criar e apresentar de melhor. O cara é literalmente sinônimo de extrema qualidade e espero continuar vendo o mesmo produzindo várias bandas aprecio curto.
Finalmente, Blood In Blood Out é um álbum que ao término de cada audição merece ser aplaudido de pé. Um disco para se castigar impiedosamente o pescoço e fazer circle pits e walls of deaths imaginários mesmo que sozinho e sem o menor receio de ser taxado de lunático por algum parente ou amigo desavisado, quando eles escutarem o som, mesmo que não gostem, entenderão perfeitamente.
Tracklist
01. Black 1302. Blood In, Blood Out
03. Collateral Damage
04. Salt The Wound
05. Body Harvest
06. BTK
07. Wrapped In The Arms of Rage
08. My Last Nerve
09. Numb
10. Honor Killings
11. Food For The Worms
Comentários