207. ORCHID – THE MOUTHS OF MADNESS

Há exatos quarenta e cinco anos, o Black Sabbath sacudia violentamente o mundo do rock lançando seu auto intitulado debut e dando origem ao nosso tão amado Heavy Metal. Ozzy Tony, Geezer e Bill deram origem à sonoridade mais perversa e maligna já gravada até então e imediatamente passaram a ser as maiores referências de praticamente todas as bandas de Metal surgidas ainda nos anos 1970 como também nas décadas posteriores.
De lá para cá, nessas mais de quatro décadas, inúmeras variações do Heavy Metal foram criadas e muito bem desenvolvidas por milhares de bandas mundo a fora, incluindo algumas diretamente do som feito pelo Sabbath (principalmente em seus primeiros anos) como o Doom e o Stoner. Seguindo esses estilos saíram bandas que hoje são referências mundiais e veneradas por milhares de fãs como Candlemass e Trouble e outras que mais recentemente redescobriram essa sonoridade e vieram com tudo criando um forte movimento musical responsável por realizar uma praticamente fantasmagórica imersão na espetacular década de 1970.
Dentro desse movimento (Stoner rock/metal), uma das bandas que a meu ver mais tem se destacado é a norte americana Orchid. Formada em 2007 no estado da Califórnia pelos talentosos Theo Mindell (vocal), Mark Thomas Baker (guitarra), Keith Nickel (baixo), Carter Kennedy (bateria), o grupo emula com perfeição toda a fantástica atmosfera “Sabbathiana” com músicas que fazem as mesmas misturas de estilos (jazz, blues, rock, metal) desenvolvida por Tony Iommi e cia.
The Mouths Of Madness, lançado em 2013, é o Segundo disco de estúdio do Orchid, e sem exageros, não duvido que sua audição possa gerar lágrimas compulsivas da mais pura nostalgia e alegria aos fãs do estilo. São exatamente nove excelentes faixas (por isso dispensarei o trabalho de destacar alguma) que apresentam uma banda inspiradíssima despejando composições repletas de riffs, batidas e cantos que fazem de forma perfeita um apanhado geral do que melhor fez o Black Sabbath em seus seis primeiros discos.
Se após tudo o que está aqui escrito você ainda não foi convencido a dar uma chance ao Orchid, que tal clicar em um dos links postados junto ao texto e escutar uma de suas músicas para conferir a veracidade dessas minhas palavras? Peço perdão mas dessa vez me sinto na obrigação de insistir.

Tracklist
01. Mouths Of Madness
02. Marching Dogs Of War
03. Silent One
04. Nomad
05. Mountains Of Steel
06. Leaving it All Behind
07. Loving Hand Of God
08. Wizard Of War
09. See You On The Other Side
Album Completo

Video de Mouths Of Madness

Video de Wizard Of War

Comentários

Postagens mais visitadas