209. SONATA ARCTICA – PARIAH’S CHILD

Em 1999, a banda finlandesa de Power Metal Melódico, Sonata Arctica, aproveitava a explosão desse estilo em todo o mundo e colocava no mercado seu disco de estreia, Ecliptica. Apresentando uma qualidade, de certa forma, diferenciada no meio de um absurdo oceano de mesmice que em poucos anos saturaria completamente esse segmento, o Sonata aparecia com algumas boas composições em seu primeiro disco como na trinca Replica, Kingdom For A Heart e Fullmoon. Mesmo assim, a saturação em relação ao estilo acabou afastando o grupo da minha linha de interesse, o que levou a um distanciamento de aproximadamente uma década das atividades do mesmo. Essa condição se deu por encerrada por conta do lançamento do sexto trabalho dos caras, The Days Of Grays, que apresentava linhas de composições bastante diferenciadas e apesar de manter algumas (poucas) características de Ecliptica trazia vários elementos mais complexos, progressivos, teatrais e, consequentemente, mais interessantes.
Cinco anos depois desse momento e quinze após sua estreia fonográfica, o Sonata Arctica, colocava no mercado seu oitavo trabalho de estúdio intitulado Pariah’s Child e apesar dos músicos defenderem e divulgarem o álbum prioritariamente como um trabalho que remete ao Power Metal mais direto dos primeiros discos, percebo claramente em Pariah’s vários dos elementos mais progressivos utilizados em lançamentos mais recentes do grupo e acabo vendo-o, na realidade, como uma tentativa de fusão entre o desejo de seus fãs mais antigos, ávidos em voltar no tempo, e, o atual momento criativo e pessoal de seus músicos, que também possui muitos apreciadores.
Meus momentos preferidos do disco, distribuído aqui pela Nuclear Blast Brasil, se encontram nas ótimas músicas Take One Breath, Blood, What Did You Do In The War, Dad?, e Larger Than Life. Todas essas composições têm justamente como maiores qualidades o sucesso na união entre as variações musicais citadas a pouco, o que as tornam complexas sem perder nada em vibração e empolgação.
Contando atualmente em sua formação com o vocalista Tony Kakko, o guitarrista Elias Viljanen, o baixista Pasi Kauppinen , o tecladista Henrik Klingenberg e o baterista Tommy Portimo, o Sonata se apresenta hoje (21/02/2015), pela primeira vez em Fortaleza, dando início a uma gigante tour no Brasil e, trazendo um show que promete fazer além da divulgação de seu mais recente disco, uma grande celebração dos seus quinze anos de carreira com um set list que representa bem todo esse período de atividades.

Tracklist
01. The Wolves Die Young
02. Running Lights
03. Take One Breath
04. Cloud Factory
05. Blood
06. What Did You Do In The War, Dad?
07. Half A Marathon Man
08. X Marks The Spot
09. Love
10. Larger Than Life
Álbum Completo

Video de The Wolves Die Young

Video de Love

Comentários

Postagens mais visitadas