215. ANGRA - SECRET GARDEN

Em 2014, após completar o significativo aniversário de vinte anos do lançamento de seu álbum de estreia, Angels Cry, o Angra deu início a algo que podemos citar como sendo a terceira grande fase de sua carreira. Depois de enfrentar uma espécie de reinício com a substituição do lendário André Matos, pelo esforçado Edu Falaschi e finalmente, alguns anos e discos depois, sua (comemorada) saída do grupo, Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, donos e únicos membros remanescentes da formação original decidem reformular mais uma vez a carreira da banda e partir para uma nova fase com um novo vocalista.
Depois de muito se especular sobre quem assumiria o microfone do grupo, incluindo a possibilidade dessa escolha se dar através de um reality show, Rafael e Kiko anunciaram a contratação do italiano Fabio Lione (Rhapsody, Labirinth, Vision Divine) para o posto durante a turnê comemorativa do já citato Angels Cry. O fato é que o trabalho de Lione, em parceria com o próprio Rafael, que assumia a voz em alguns momentos dos shows e posteriormente protagonizaria alguns momentos do novo disco, foram muito bem aceitos pelo público, que lotava praticamente todas as apresentações do Angra em uma extensa turnê que percorreu o Brasil durante praticamente todo o ano passado (passando inclusive, duas vezes por Fortaleza e com mais um retorno já confirmado para maio/2015).
Versão digipak nacional em três painéis. Acervo particular.
Mas a adição de Lione não servia apenas para tapar a lacuna deixada pelo vocalista anterior e encher o bolso da banda com a presença de um dos maiores vocalistas do mundo no estilo (power metal melódico/metal progressivo) e que também possui uma verdadeira legião de fãs por aqui. Essa contratação serviu principalmente para tornar ainda mais internacional o nome do grupo e atrair mais interesse do público fora do Brasil e também do Japão, onde a banda já possui uma forte e estabelecida carreira praticamente desde seus primeiros álbuns.
Ainda em 2014, o grupo entrou em estúdio para dar continuidade a parceria nos palcos com a gravação de um novo disco da banda. Chamado Secret Garden - e partindo de um conceito desenvolvido por Bittencourt onde um cientista se encontra em um brutal dilema metafísico após um trágico acidente que ceifa a vida de sua esposa-, esse oitavo trabalho dos caras vem mais uma vez como um divisor de águas em uma carreira que parece de vez em quando necessitar de grandes rupturas para se manter em alta.
Sobre as faixas é perceptível o aprofundamento da sonoridade do grupo em caminhos que transitam de forma muito bem construída entre o tradicional power metal melódico com elementos nativos brasileiros, o singular desempenho de Lione nos vocais e um mui consistente (e também já característico) trabalho de guitarras desenvolvido pela entrosadíssima dupla Rafael/Kiko, tudo isso somado a uma incursão cada vez mais profunda ao Prog Metal. Vale destacar também o bom trabalho do baixista Felipe Andreoli e a ótima estreia de Bruno Valverde na bateria substituindo de forma bastante superior outro membro fundador, Ricardo Confessori.
Com Secret Garden, seus fãs receberam um excelente presente através de um disco que em minha opinião só melhora a cada audição, sendo o melhor composto pelos caras desde o já clássico Temple Of Shadows. O mesmo traz entre alguns de seus melhores momentos músicas como Newborn Me, Black Hearted Soul, Violet Sky, Crushing Room (com fantástica participação de Doro Pesch), e a ultra vibrante Perfect Symmetry. O cd foi lançado por aqui pela Universal em uma linda edição em embalagem digipak. Certamente vale a aquisição.

Tracklist
01. Newborn Me
02. Black Hearted Soul
03. Final Light
04. Storm Of Emotions
05. Violet Sky
06. Secret Garden
07. Upper Levels
08. Crushing Room
09. Perfect Simmetry
10. Silent Call

Mais Angra:
Fireworks (1998)

Comentários

Postagens mais visitadas