223. MOTÖRHEAD - BOMBER (REMASTER)

Se houvesse uma hierarquia dentro do Rock n Roll, certamente Lemmy Kilmister e o Motörhead estariam no topo dela. A alcunha de Deus que muitos apreciadores gostam de usar em homenagem ao sr. Kilmister não é a toa, Lemmy retrata com total perfeição o estilo de vida Rock n’ Roll, com todos os seus vícios, festas, exposições e, obviamente, inspirações, além, obviamente, de fazer parte de uma das maiores bandas do estilo em toda a história.
Bomber, terceiro disco de estúdio dos caras e lançado em 1979 - justamente o ano em que comecei a dar meus primeiros falsetes e guturais-, é uma das principais partes de uma sequência (desculpem o trocadilho) explosiva de clássicos gravados pelo trio formado por Lemmy (baixo e voz), Eddie Clarke (guitarra) e Phil Taylor (bateria) em seus primeiros anos de carreira. O disco, juntamente com seu sucessor Ace Of Spades são responsáveis direto pelo crescimento do público do Motörhead que enlouquecia a cada gracejo, ritmo e palavra rouca despejada furiosamente pelo vocalista, independente da música tocada.
O som do Motörhead não é para qualquer um e isso é um fato, trata-se de uma banda com um legado único e uma história louvada e aclamada, mas que está longe de ser uma unanimidade dentro do meio que aprecia o estilo. As peculiaridades da sonoridade do grupo, a mui particular voz de Lemmy e a acusação da similaridade entre as composições do grupo, principalmente as mais recentes, geraram e ainda geram uma forte relação de “ame ou odeie”. Mas independente de que lado do muro você esteja, deverá aceitar o fato de que esses caras fizeram realmente a diferença no meio e são responsáveis pela criação de vários padrões dentro do estilo, além de influenciar uma quantidade inimaginável de bandas que os sucederam. Além do mais, a trinca de músicas que abre o disco formada por Dead Men Tell No Tales, Lawman e Sweet Revenge, a maravilhosa Poison, a perfeita Stone Dead Forever com particular show de Eddie Clarke nas seis cordas, guitarrista que é também responsável pela voz na ótima Step Down; são para mim apenas algumas poucas formas de ilustrar o quanto acho que os que amam a banda tem toda a razão.
A versão remasterizada do CD, contendo faixas bônus e encarte recheado de informações e letras das músicas foi lançado no Brasil há algum tempo, mas encontra-se atualmente fora de catálogo. Fica a esperança de um relançamento já que seu citado sucessor, Ace Of Spades foi recentemente relançado.

Tracklist
01. Dead Men Tell No Tales
02. Lawman
03. Sweet Revenge
04. Sharpshooter
05. Poison
06. Stone Dead Forever
07. All the Aces
08. Step Down
09. Talking Head
10. Bomber
Bonus Tracks
11. Over The Top
12. Leaving Here (Live)
13. Stone Dead Forever (Live)
14. Dead Men Tell No Tales (Live)
15. Too Late Too Late (Live)
Álbum Completo

Comentários

Postagens mais visitadas