244. ALLEN - LANDE – THE GREAT DIVIDE

Em 2005 a gravadora italiana especializada em lançamentos do gênero Hard/Heavy melódico Frontiers convidou o guitarrista Magnus Karlsson para montar um novo projeto tendo à frente dois dos vocalistas mais importantes e solicitados desses estilos no momento, Jorne Lande (Arc, Masterplan, Avantasia) e Russell Allen (Symphony X, Adrenaline Mob). Karlsson, além das guitarras, é o responsável por todo o processo de composição e produção dos três primeiros discos do projeto, chamado Allen – Lande, e que formaram uma consistente trilogia musical com os álbuns The Battle, The Revenge e The Showdown.
Versão Digipak
Em 2013, Jorne Lande anunciou em entrevista a gravação de um novo álbum do Allen-Lande, mas dessa vez sem a presença de Magnus que foi substituído pelo lendário Timo Tolkki (Stratovarius) que também seria responsável pela construção da maior parte do novo trabalho, seguindo as funções de seu antecessor inclusive no trabalho de produção, mas teria a companhia do vocalista Jorne Lande na criação de algumas linhas vocais e letras de músicas. O novo disco, intitulado The Great Divide, foi lançado no final de 2014 e dava um “novo gás” a esse projeto que a meu ver vinha passando por problemas criativos como visto no burocrático The Showdown.
Tolki trouxe para o projeto toda sua experiência adquirida em anos compondo para uma das maiores bandas, do estilo que ajudou a criar e consolidar. Impossível pensar em Heavy Metal Melódico sem imaginar de imediato vários dos riffs e músicas criadas pelo músico para o Stratovarius. Após sua demissão da banda, o guitarrista parecia perdido, não conseguindo dar continuidade a nenhum de seus vários projetos e muito menos criando algo novo que mostrasse a seus fãs que sua genialidade não se perdera na década de 1990 e início dos anos 2000, período de seu auge criativo com sua antiga banda.
As já conhecidas, e muito apreciadas por mim e por provavelmente todos os apreciadores do estilo, características criativas de Timmo se sobressaem fortemente em todo o trabalho, principalmente nas faixas que compõem a maravilhosa primeira metade do disco como Come And Dream With Me, Down From The Mountain, In The Hands Of Time e Dream About Tomorrow. Mas se engana quem pensar, levando em conta apenas essas palavras escritas e os músicos aqui envolvidos que, The Great Divide é apenas mais um cansativo capítulo da já combalida história do Metal Melódico em seus intermináveis últimos suspiros. A experiência dos músicos envolvidos com outros estilos musicais como o Hard Rock e o Metal Progressivo se fazem presentes em todo o álbum. Para confirmar, só escutar as fantásticas Solid Grown, Lady Of Winter, The Great Divide e Reaching For The Stars.
As espetaculares vozes e o forte entrosamento de Jorne e Russel são certamente os maiores destaques de todo o projeto e os principais motivos para que o mesmo continue, independente do estilo musical, guitarrista, compositor, produtor, gravadora...

Tracklist
01. Come And Dream With Me
02. Down From The Mountain
03. In The Hands Of Time
04. Solid Ground
05. Lady Of Winter
06. Dream About Tomorrow
07. Hymn For The Fallen
08. The Great Divide
09. Reaching For The Stars
10. Bittersweet
Álbum Completo

Comentários

Postagens mais visitadas