255. URIAH HEEP – DEMONS AND WIZARDS (REMASTER)

E foi em 1972, terceiro ano incompleto de atividade da banda após a gravação de seu álbum de estreia, que o Uriah Heep atingiu seu ápice criativo. Com o lançamento da dupla Demons And Wizards e The Magician’s Birthday que são discos que se completam em todas as suas propostas, da musical onde vemos uma mistura de características do Hard Rock mais pesado a passagens totalmente fincadas dentro do Rock Progressivo, passando pela conceitual onde temas relacionados ao dia a dia dos compositores se encotram presentes nas letras, e, chegando até mesmo a artística, com as maravilhosas e enigmáticas capas dos álbuns desenhadas por Roger Dean.
Na formação do grupo, tínhamos a consolidação do excelente Lee Kerslake na bateria e a entrada de Gary Thain assumindo o contrabaixo como novidades em relação ao disco anterior, o magnífico Look At Yourself. Já o trio formado por Mick Box (guitarra), David Byron (voz) e ken Hensley (teclado/guitarra) atingiam ali o ponto mais alto de suas carreiras, colocando definitivamente o Uriah Heep no Hall dos imortais do Rock n Roll, mesmo o grupo nunca tendo o reconhecimento comercial de outros dos maiores nomes da música britânica naquele período, como The Who, Deep Purple e Led Zeppelin.
Demons And Wizards é um clássico absoluto da música, resultado da maestria técnica de cinco músicos sensacionais e da genialidade criativa de um deles em particular, o multi-instrumentista Ken Hensley. Com exceção de Traveller In time, todas as outras composições são de autoria exclusiva ou coautoria do músico. O lado mais mágico presente no disco em obras primas como The Wizard, Circle Of Hands, Rainbow Demon, Paradise e em The Spell são fortes marcas dessa genialidade. A identidades do Uriah Heep e de Ken Hensley se misturavam de uma forma crescente e praticamente (deixo aqui grifado o praticamente) impossível de separar.
Minha cópia do disco é a edição remasterizada da castle lançada pelo selo Sanctuary Midline, com diversas faixas bônus e encarte com depoimentos, fotos e letras das músicas. Uma das melhores versões em CD desse clássico.

Tracklist
01. The Wizard
02. Traveller In Time
03. Easy Livin’
04. Poet’s Justice
05. Circle Of Hands
06. Rainbow Demon
07. All My Life
08. Paradise
09. The Spell
Faixas Bônus
10. Why (previously unreleased extended version)
11. Rainbow Demon (previously unreleased single edit)
12. Proud Words On A Dusty Shelf (out-take)
13. Home Again To You (demo – previously unreleased version)
14. Green Eye (demo – previously unreleased)

Mais Uriah Heep no Sonorizando:
Look At Yourself (1971)
Salisbury (1971)
Firefly (1977)
Into The Wild (2011)

Comentários

Postagens mais visitadas