251. FATES WARNING – AWAKEN THE GUARDIAN

O ano de 1986 foi extremamente absurdo em qualidade de lançamentos dentro desse nosso gênero preferido, o Heavy Metal. O Thrash Metal explodia a cabeça de seus fãs através do Metallica com Master Of Puppets, Megadeth com Peace Sells...But Who’s Buying , Slayer com Reign In Blood e Kreator com Pleasuare To Kill, o Doom Metal surgia com o Candlemass lançando seu soberbo Epicus Domicus Metalicus e o Iron Maiden mantinha sua excepcional qualidade de lançamentos, mesmo aderindo a polêmica do uso de sintetizadores com o maravilhoso Somewhere In Time. Esse inspirado e criativo ar que tomou esse ano também circulou pela cidade de Hartford, capital do estado de Connecticut, nos Estados Unidos levando o Fates Warning a lançar, em minha opinião, sua obra máxima, o espetacular e atemporal Awaken The Guardian.
Awaken The Guardian é o terceiro disco de estúdio do Fates Warning e o primeiro a trazer (ainda de leve) a presença de elementos do metal progressivo que se tornaria a principal característica de sua sonoridade dali em diante. O disco também é marcado por ser o primeiro a afastar a imagem do quinteto a de uma espécie de clone norte americano do Iron Maiden, já que os dois primeiros discos realmente tinham uma semelhança absurda com a banda inglesa e isso foi totalmente deixado de lado aqui com o grupo se apresentando finalmente de forma madura e com uma identidade fortemente definida. O baterista Steve Zimmerman, o baixista Joe DiBiase, os guitarristas Frank Aresti e Jim Matheos, e por fim, o monstruoso vocalista John Arch, fincavam ali, em 1986, seus nomes na História da música pesada e colocavam o Fates Warning bem próximo as melhores bandas do estilo. Infelizmente, após a turnê de divulgação do álbum, Arch foi obrigado a abandonar o barco por questões financeiras, interrompendo por quase duas décadas uma das grandes parcerias do Metal (Arch/Matheos).
Impressiona a quantidade de passagens excepcionais nesse trabalho e músicas como The Sorceress, Fata Morgana, Exodus e a obra prima Guardian estão aí para justificar a importância de Jim Matheos e sua banda para a música e o porquê desse ser tranquilamente um dos melhores lançamentos de toda a maravilha década de 1980. Indispensável! 
A versão que possuo do cd acredito que seja a melhor feita do álbum até o momento. Trata-se de um box lançado pela Metal Blade em 2005 contendo dois discos bônus além do álbum em si. De material extra temos um cd com versões demos e faixas ao vivo, incluindo um excelente cover para Die Young do Black Sabbath, e um dvd bônus com um ótimo show gravado em 1986, em Nova York.

Tracklist
Disco 1
01. The Sorceress
02. Valley Of The Dolls
03. Fata Morgana
04. Guardian
05. Prelude To Ruin
06. Giant's Lore (Heart Of Winter) 
07. Time Long Past
08. Exodus
Disco 2
01. The Sorceress (Demo)
02. Valley Of The Dolls (Demo)
03. Prelude To Ruin (Demo)
04. Fata Morgana (Live)
05. Damnation (Live) 06. The Apparition (Live) 
07. The Sorceress (Live)
08. Guardian
09. Die Young (Black Sabbath Cover)
Disco 3 (DVD) 
Sundance, Long Island, NY 12/28/86
01. Valley Of The Dolls
02. Pirates Of The Underground
03. Orphan Gypsy
04. Fata Morgana
05. Traveler In Time
06. The Sorceress
07. Guardian
08. Prelude To Ruin
09. Damnation
10. The Apparition
11. Die Young
12. Kiss Of Death

Comentários

Postagens mais visitadas