261. A TRIBUTE TO THE BEAST – VOL I

No início dos anos 2000, a gravadora Nuclear Blast reuniu seu impressionante cast, de contratados e licenciados, e soltou no mercado uma série de discos tributos de matar de alegria tanto os fãs das bandas homenageadas quanto os fãs dos grupos que deles participavam. Nomes como Therion, Helloween, HammerFall, Iced Earth e Grave Digger davam vida a fantásticas versões de grandes clássicos do Scorpions, Accept e Iron Maiden. Com esses lançamentos, as bandas aproveitavam para exibir todas suas influências e devoções a esses grandes nomes, além de se apresentar a seus já tradicionais seguidores e aproveitar a visibilidade para mostrar todas as particularidades específicas de seus estilos próprios. Tributos a nomes consagrados sempre são excelentes vitrines.
Tribute to the Beast homenagem em duas partes à banda de heavy metal britânica Iron Maiden foi lançada em 2002 e é um excelente exemplo do que acabamos de comentar. Bandas consagradas como Grave Digger se misturavam a outras que apresentavam um forte crescente no mercado fonográfico ou vinham apresentando uma tendência bastante positiva em conquistar esse mercado, como Children Of Bodom, Cradle of Filth e Iced Earth.
Minhas versões preferidas são justamente as das bandas que mais curto, como Children Of The Damned, feita pelo Therion ainda em sua fase com Dan Swano; Remember Tomorrow com o Opeth (também presente em outro excelente tributo a donzela chamado A Call To Irons) e The Number Of The Beast com o saudoso Sinergy e sua espetacular vocalista Kimberly Goss. Correndo por fora, e em alguns casos até me surpreendendo, estão as versões de Running Free com o Grave Digger (não pelo G.D., mas pela energia injetada em uma música que praticamente não escutava mais); Die With Your Boots On com o Sonata Arctica; Flight Of Icarus transformada em balada pelo Tierra Santa; e Powerslave com o Darkane.
De negativo apenas as versões feitas por bandas que fogem muito do meu gosto pessoal como Stranger In A Stranger Land gravada pelo Disbelief e Hallowed Be Thy Name com o Cradle of Filth.
Para quem gosta de Iron Maiden, e de álbuns tributos, A Tribute To The Beast é um trabalho indispensável.

Tracklist
01. The Ides Of March/Purgatory (Steel Prophet)
02. Aces High (Children of Bodom)
03. Hallowed Be Thy Name (Cradle of Filth)
04. Running Free (Grave Digger)
05. Prowler (Burden of Grief)
06. Die With Your Boots On (Sonata Arctica)
07. Children Of The Damned (Therion)
08. Transylvania (Iced Earth)
09. Remember Tomorrow (Opeth)
10. The Number Of The Beast (Sinergy)
11. Stranger In A Strange Land (Disbelief)
12. Flight Of Icarus (Tierra Santa)
13. 22 Acacia Avenue (Dark Tranquillity)
14. Wrathchild (Six Feet Under)
15. Powerslave (Darkane) 

Comentários

Postagens mais visitadas