278. SANCTUARY - INCEPTION

O disco que deveria ser apenas uma celebração da aguardada retomada da carreira de uma lendária banda de Heavy Metal tradicional dos Estados Unidos, o Sanctuary, acaba hoje funcionando também como uma espécie de homenagem póstuma a um de seus fundadores, o vocalista Warrel Dane, falecido no final do ano passado (2018).
Feito a partir do encontro casual de antigas tapes gravadas pela banda em 1986, contendo versões demos de músicas que em sua maioria entraram em seus dois primeiros álbuns e outras nunca antes lançadas, Inception (2016, portanto, 30 anos após essas gravações) se torna um registro obrigatório e incontestável para os fãs de Dane e Sanctuary. É também um material perfeito para quem não digeriu o trabalho de retorno da banda ao estúdio, com o ótimo (grifo nosso)  The Year Of The Sun Died.
Warrel Dane (1961-2017)
Das nove faixas de Inception, sete estão presentes no primeiro disco, aquele mesmo produzido por Dave Mustaine e embalado por mais uma icônica capa desenhada pelo brilhante Ed Repka, que também assina essa, em uma espécie de fantástica releitura da lançada em 1988. Nessa maravilhosa compilação temos a oportunidade de ouvir versões muito mais cruas e agressivas que as apresentadas originalmente. Clássicos absolutos como Die For My Sins, Death Rider/Third War, Battle Angels e White Rabbit (cover do Jefferson Airplane) aparecem com altas doses extras de energia e agressividade e com interpretações ainda mais insanas do saudoso vocalista. As novidades ficaram com I Am Insane e Dream Of The Incubus (ESPETACULAR!!!), excelentes músicas que surpreendem por não estarem presentes na discografia regular do grupo de Seattle. Vale destacar o trabalho de remixagem e remasterização do material encontrado feito pelo produtor norte americano Chris "Zeuss" Harris. Zeuss entregou um álbum de músicas que contém mais de 30 anos, mas que parecem ter sido gravadas no último ano.
Para os fãs ficará a cruel dúvida sobre que caminhos seguiria o Sanctuary a partir dessa coletânea. Se dando continuidade a sonoridade de seu “contestado” antecessor -que para mim se aproxima consideravelmente da praticada no Nevermore-, ou se fariam realmente algo mais semelhante ao início e apresentado aqui. Infelizmente a única forma de sabermos será caso a banda realmente tenha gravado o disco antes do falecimendo de Warrel e tenha o interesse de lançá-lo algum dia já que provavelmente continuará na ativa com um novo vocalista, como visto no cumprimento da agenda de shows nos EUA.
Inception
teve lançamento nacional, em 2017, via Hellion Records.

Tracklist
01. Dream Of The Incubus
02. Die For My Sins
03. Soldiers Of Steel
04. Death Rider / Third War
05. White Rabbit
06. Ascension To Destiny
07. Battle Angels
08. I Am Insane
09. Veil Of Disguise

Mais Sanctuary no Sonorizando:
The Year Of The Sun Died (2014)

Comentários

Postagens mais visitadas