281. ICED EARTH – DAYS OF PURGATORY

A entrada de Matthew Barlow como vocalista do Iced Earth elevou consideravelmente o patamar da banda norte americana de Heavy/Power Metal. Comercialmente a banda começou a realmente se expandir chegando inclusive ao Brasil via Century Media, e musicalmente dando estabilidade aos vocais do principal projeto do guitarrista (e gênio) Jon Schaffer após duas substituições, uma para cada disco lançado do grupo.
Começando no Iced com o petardo chamado Burnt Offerings, certamente o disco mais agressivo do grupo em toda sua carreira, Barlow imediatamente caiu nas graças dos fãs e construiu ao lado de Schaffer uma das melhores parcerias do estilo, gravando juntos, entre idas e vindas, quatro espetaculares álbuns de estúdio (além de outro apenas ok), um dos melhores discos ao vivo que já ouvi (o soberbo Alive In Athens), um fantástico tributo e essa maravilhosa compilação chamada Days Of Purgatory. Um puta legado, impossível de ser superado.
Em Days Of Purgatory, lançado em 1997, Jon selecionou algumas das melhores composições presentes em seus primeiros trabalhos, a demo Enter The Realm e os discos Iced Earth e Night Of The Stormrider, que contaram, respectivamente, com os vocalistas Gene Adm e John Greely. Além das regravações, o material conta com faixas remasterizadas do álbum de estreia de Matt e uma ótima música até então inédita, chamada Winter Nights.
Matthew Barlow
Apesar de preferir a maioria das versões originais e gostar muito dos dois primeiros vocalistas da banda (Night Of The Stormrider é o meu disco preferido do Iced Earth) é inegável a qualidade das versões, e das mudanças nas composições, apresentadas nesse compilado. Colors, Stormrider, Pure Evil, Desert Rain, Travel in Stygian, Iced Earth, clássicos absolutos, ficaram excelentes, mostrando que “remakes”, que na maioria das vezes são desnecessários e claramente caça níqueis, podem acrescentar algo de positivo e trazer aos fãs algo realmente significativo e para alem dos fetiches do colecionismo.
Days Of Purgatory é, a meu ver, um importantíssimo e essencial álbum da discografia do Iced Earth, com maravilhosas músicas que mostram explicitamente o perfeccionismo e a força criativa do guitarrista Jon Schaffer. Recentemente Jon anunciou que pretende repetir o feito, regravando uma nova série de músicas com a atual formação, que inclui o vocalista Stu Block, já na banda desde 2011. Aguardemos.
O álbum foi relançado recentemente no Brasil via Die Hard Records/Rock Machine/Rock Brigade/Voice Music em uma bela, mas ordinária, versão em papersleeve (mini LP). Dei um tempo e optei pela edição da Icarus (Argentina), que possui o mesmo conteúdo, mas em caixa de acrílico.

Tracklist
Disc 1
1. Enter the Realm
2. Colors
3. Angel's Holocaust
4. Stormrider
5. Winter Nights
6. Nightmares
7. Before the Vision
8. Pure Evil
9. Solitude
10. The Funeral
11. When the Night Falls
Disc 2
1. Burnt Offerings
2. Cast in Stone
3. Desert Rain
4. Brainwashed
5. Life and Death
6. Creator Failure
7. Reaching the End
8. Travel in Stygian
9. Dante's Inferno
10. Iced Earth


Mais Iced Earth no Sonorizando:
Night Of Stormrider (1992)
The Dark Saga (1996)
Dystopia (2011)

Comentários

Postagens mais visitadas