295. THE EXPLOITED – LET’S START A WAR . . . SAID MAGGIE ONE DAY

Estou longe de ser um grande apreciador e muito menos conhecedor de música Punk/Punk Rock, mas gosto bastante de alguns álbuns do estilo como alguns do Ramones, Dead Kennedys, o primeiro do Sex Pistols e, o fantástico terceiro álbum da banda escocesa The Exploited, Let's start a war...said maggie one day.
Conheci e tive uma cópia desse álbum em vinil ainda no início da década de 1990, e hoje tenho a oportunidade de tê-lo mais uma vez em mãos, dessa vez em CD, por cortesia da Hellion Records Brasil que vem retomando, principalmente a partir do ano passado (2017) um trabalho impressionante no lançamento de álbuns, muitos clássicos e novidades de diversos estilos, que a maioria de nós não imaginaria ver por aqui estão sendo editados, em sua maioria, de forma muito carinhosa pelo selo paulista.
Wattie Buchan
The Exploited é provavelmente a banda Punk mais agressiva que eu conheço, a insanidade (com trocadilho e tudo) presente nesse álbum em letras de forte cunho político e social vomitadas por bilis e sangue formada pelo mais puro ódio transmitido pelo vocalista e lider da banda, Wattie Buchan, e reproduzida ao vivo (estiveram em Fortaleza em 2011 no festival Ponto CE) pelos remanescentes mesmo tantos anos depois do auge,  mostrando explicitamente o que é a verdadeira fúria Punk. Let's start a war...said maggie one day é provavelmente o disco mais políticos dos caras e foca suas letras em críticas diretas ao governo neoliberal da primeira ministra britânica Margareth Tatcher e às guerras promovidas pelo sistema na época. Punk é atitude política anti conservadora e libertária sim!
O disco, lançado em 1983, também é responsável por tornar icônica a caveira com moicano que se tornou símbolo maior do The Exploited. Também parece ter sido a única vez na história dos escoceses, algo que não me parece ser comum em bandas punk, uma formação contando com dois guitarristas dividindo suas funções, Karl Morris (Egghead) e Big John Duncan. A cozinha, extremamente pesada mantém firme a batida caracterísitca do estilo, com o baixista Billy Dunn e o baterista Wullie Buchan (junto com Wattie, os únicos na banda até hoje). Informação encontrada no portal Metal Archives, mas não presente no encarte do Cd, que é um dos pontos fracos desse e de alguns desses outros lançamentos mais recentes da Hellion.
Let's start a war...said maggie one day é um trabalho irretocável repleto de verdadeiros mini clássicos
como a faixa título, Eyes Of The Vulture, God Save The Queen, Psycho, Kidology, e, minha favorita da banda, a espetacular Insanity. Um disco indispensável, e agora, acessível.

Tracklist
01. Let’s Start A War (Said Maggie One Day)
02. Insanity
03. Safe Below
04. Eyes Of The Vulture
05. Should We, Can’t We
06. Rival Leaders (Remix)
07. God Saved The Queen
08. Psycho
09. Kidology
10. False Hopes
11. Another Day To Go Nowhere
12. Wankers
Álbum Completo

Comentários

Postagens mais visitadas