297. CIRITH UNGOL – SERVANTS OF CHAOS

Em 2001 a Metal Blade Records deu aos fãs da lendária banda norte americana de Epic Metal, Cirith Ungol, um gigantesco presente, a compilação tripla entitulada Servants Of Chaos. Contando com dois cds e um dvd em embalagem digipak, a coletânea abrange material de praticamente toda a carreira do grupo entre os anos de 1978 e 1990. Gravações ao vivo, versões demos de músicas que se tornaram grandes clássicos da banda, covers, versões instrumentais, algumas inacabadas ou alongadas (como Jams) e um ou outro material inédito e/ou bastante modificado em relação ao lançado oficialmente. A coletânea abrange os anos que contemplam todos os lançamentos desse verdadeiro pilar da música Underground, da auto entitulada demo de 1978 ao clássico e último trabalho de estúdio do grupo, Paradise Lost, de 1991.
Não vejo Servants Of Chaos como um material indicado para não iniciados em Cirith Ungol. As particularidades no som dessa banda já são motivos para a mesma não ser uma unanimidade nem entre apreciadores do estilo, portanto, é um material que eu só recomendaria a quem já conhece e verdadeiramente gosta da banda, e, se possível, principalmente por essas diferenças sonoras, como o teclado/sintetizador comandado pelo também guitarrista Greg Lindstrom que em vários momentos se sobressai a todos os instrumentos presentes; e, principalmente, a muito singular voz de Tim Baker, que em minha opinião, possui uma das vozes mais "Heavy Metal" da história do estilo. Completam o time os também guitarristas Jerry Fogle (morto em 1998) e Jim Barazza, o baixista Michael "Flint" Vujea e o baterista Robert Garven.
O primeiro disco da compilação, contém a parte mais "caótica" do trabalho, com músicas aparentemente incompletas, ou estendidas no que parecem ser sessões improvisadas onde as bandas criavam e lapidavam seu espetacular estilo único. Return To Lankhmar Dark Weaves são ótimos exemplos para entender. No segundo disco temos a presença de faixas mais completas e já bem semelhantes a suas versões finais presentes em sua discografia oficial como Death Of The Sun, Fallen Idols, Chaos Rising (em uma versão arrebatadora) e Join The Legion. Ainda nesse disco, incluíram um apanhado de faixas ao vivo que mostram como a banda soava bem nesse formato. Um verdadeiro espetáculo!
O terceiro disco da compilação é um dvd contendo um show gravado em 1984, ano de lançamento de seu segundo álbum, King Of The Dead. O auge da banda.
Servants Of Chaos além de ser um tesouro para os fãs do Cirith Ungol é um verdadeiro documento histórico do Heavy Metal, essencial para os apreciadores do grupo norte americano e importantíssimo para quem tem interesse em estudar e entender o estilo.

Tracklist
Disc 1
01. Hype Performance
02. Last Laugh
03. Frost and Fire
04. Eyes
05. Better Off Dead
06. 100 MPH
07. I'm Alive
08. Bite of the Worm
09. The Twitch (instrumental)
10. Maybe That's Why (instrumental)
11. Ill Met in Lankhmar (instrumental)
12. Return to Lankhmar (instrumental)
13. Darkness Weaves (instrumental)
14. Witchdance (instrumental)
15. Feeding the Ants (instrumental)
16. Obsidian (instrumental)
Disc 2
01. Death of the Sun
02. Fire (Arthur Brown cover)
03. Fallen Idols
04. Chaos Rising
05. Fallen Idols
06. Paradise Lost
07. Join the Legion
08. Before the Lash
09. Atom Smasher (live)
10. Master of the Pit (live)
11. King of the Dead (live)
12. Last Laugh (live)
13. Cirith Ungol (live)
14. Secret Agent Man (Johnny Rivers cover)
15. Ferrari 308QV (instrumental)
Disc 3 (BONUS DVD)
Live At Wolf & Rismiller's Country Club - November 9, 1984
01  I'm Alive
02. The Black Machine
03. Master Of The Pit
04. King Of The Dead!
05. Death Of The Sun
06. Finger of Scorn
07. Frost & Fire
08. Cirith Ungol

Mais Cirith Ungol no Sonorizando:
Frost And Fire (1981)

Comentários

Postagens mais visitadas