298. ANCIENT EMPIRE – THE TOWER

O terceiro disco do Ancient Empire, The Tower, lançado em 2017, é, além de um belíssimo álbum de Heavy Metal tradicional,  praticamente um atestado de genialidade sonora emitido pelo músico "faz tudo" Joe Liszt. Acompanhado do baterista e parceiro em composições Steve Pelletier, eles entregam aos fãs de Heavy Metal tradicional o terceiro disco de um fantástico e muito promissor projeto.
Formado no ano de 2014 em São Francisco, nos Estados Unidos, o Ancient Empire aparecia como uma forma de livre criação e total comando criativo de Liszt, que já se destacava na cena por excelentes participações e presenças fixas em outras bandas do estilo como Rocka Rollas, Shadowkiller e Hellhound. Em estúdio, o projeto teve seu inicio em 2014 com o disco When Empires Fall e até aqui (apenas quatro anos depois), já conta com quatro álbuns gravados, sendo o último o recém lançado Eternal Soldier (2018).
Joe Liszt
O frenesi criativo de Joe não se restringe a seu trabalho com o A.E. De 2012, quando deu inicio a sua série de gravações, até esse ano, já foram nove álbuns de estúdio e um E.P. Incrível em se tratando de um mercado tão disputado e em uma onda reversa de consumo de música em formatos físicos. Mais incrível ainda ao se constatar que todas essas bandas e projetos encabeçados pelo
guitarrista/vocalista/baixista/compositor/produtor/etc praticamente não realizam apresentações ao vivo, sendo provavelmente o retorno financeiro restrito a venda de cds e as ínfimas e exploratórias cotas de participações em serviços de Streaming. 
Conheci o Ancient Empire a partir do magnífico Other World (segundo e para mim o melhor do projeto até o momento). Faixas cadenciadas com muita pegada e vibração e refrões maravilhosos são conduzidos a perfeição pela voz e riffs e solos da guitarra de Joe. A soma desses fatores empurraram o projeto para o topo da preferência de muitos seguidores da "Nova Onda do Heavy Metal Tradicional".
The Tower, mantém então (e em alguns momentos até amplia), as melhores e principais características de seu antecessor, ora apresentando faixas mais elaboradas com grandes linhas e solos de guitarra e até um pouco mais extensas mas contendo ótimas variações como em The Battle Of Stirling Bridge e The Last Sunset; ora sendo mais diretos e velozes se aproximando do Power Metal como em The Tower e Yesterday's Hero. Esse lançamento realmente parece se enquadrar como fator determinante para a consolidação do projeto e carreira de seu principal criador, o que possibilita claramente em um breve futuro, a transformação de seu status para banda regular (inclusive com apresentações ao vivo já realizadas esse ano).
Todos os discos do Ancient Empire foram lançados apenas em CDs e exclusivamente pela Stormspell Records, provavelmente o selo que mais investe em bandas dessa nova safra do Heavy Metal Tradicional. E apesar dos álbuns não serem de fácil aquisição, valem totalmente os esforços e investimentos para tê-los na coleção.

Tracklist
01. The Tower
02. Endless Curse
03. View From Up Here
04. In the Land Of the Damned
05. The Battle Of Stirling Bridge
06. Darker Side Of Midnight
07. Yesterday's Hero
08. Dawn Of Forever
09. The Last Sunset
Álbum Completo

Comentários

Postagens mais visitadas