317. RIFF RAFF - GIVE THE DEAD MAN SOME WATER

Não estranhem se volta e meia estivermos aqui, de alguma forma, citando a Hellion Records Brasil em nossos textos.  A absurda quantidade e variedade de lançamentos feitos pelo selo nos últimos meses tem recheado o mercado com uma quantidade enorme de boas opções de compra de CDs, a maioria deles fora de catálogo há muitos anos. Ter no Brasil acesso a esses materiais tem nos livrado de despesas e riscos gigantes bem comuns ao processo de importação, como variação dos valores devido a desvalorização do Real frente ao Euro e Dólar, e o péssimo serviço realizado pelos correios e receita federal no Brasil, já há alguns anos. 
Então, ter em mãos cds como esse Give The Dead Man Some Water (1983), terceiro álbum da banda filandesa Riff Raff, em qualidade similar ao importado, provavelmente fora de catálogo, e pagando o justo preço de um material nacional, trata-se de um verdadeiro privilégio. 
Abrindo o álbum com a fantástica faixa título, a banda mostra de cara toda a sua qualidade, com um peso e velocidade alucinantes, alternado por momentos mais viajantes e progressivos e um refrão absolutamente perfeito, o Riff Raff já ganha a partida em seus primeiros 4 minutos. Hangman At Dawn, segunda faixa do álbum, apresenta uma forte presença de teclados desde o seu início, contrastando bastante de sua antecessora. A música é acompanhada de uma forte presença de riffs super cadenciados e solos maravilhosos, características que retornam em diversos momentos do play dando o seu tom, como em Drug Runners, Dark Side. A quarta faixa, Shout Out N' Loud, e a sexta, Saloon Fighters, são músicas que apresentam claras características do que costumamos chamar aqui de "Heavy N' Roll", bebendo diretamente da NWOBHM, movimento britânico que espalhava fortemente suas influências por todo o continente europeu. O álbum ainda contém uma bela versão para a atemporal Baba O' Riley, um dos maiores clássicos do The Who antes de encerrar com a climática e épica Mourning Veil, uma verdadeira aula!
Give The Dead Man Some Water, com seus pouco mais de trinta e quatro minutos (tempo mais do que ideal para um grande álbum de Heavy Metal), mostram toda a versatilidade e enorme qualidade nas composições dos finlandeses, que contavam em sua formação com o baterista Eski Palosaari, os guitarristas Riku Kukkonen e Mokkeri Salonkari, o vocalista Immu Ilmarinen,o baixista Kessler Raatikainen e o tecladista T. T. Oksala. Riff Raff é mais uma, de centenas ótimas bandas, que mereciam muito mais destaque, e que agora temos a oportunidade de conhecer melhor e adquirir, com facilidades e preços justos, dois de seus álbuns.

Tracklist 
01. Give The Dead Man Some Water
02. Hangman At Dawn   
03. Drug Runners  
04. Shout Out N' Loud   
05. Dark Side    
06. Saloon Fighters    
07. Baba O' Riley    
08. Mourning Veil

Comentários

Postagens mais visitadas