334. ELIXIR - THE SON OF ODIN (25TH ANNIVERSARY EDITION)

A primeira fase da NWOBHM, construída no final da década de 1970 e consolidada nos primeiros anos da década de 1980, construiu uma sonoridade que une a perfeição o Classic Rock/Hard Rock e até o Punk Inglês dos anos 1970, ao som de bandas já consideradas Heavy Metal como Black Sabbath e Judas Priest. Essa especial mistura foi gradualmente elevando a agressividade, força e complexidade das composições tendo o Iron Maiden como o seu exemplo de maior sucesso. O movimento deu então, origem ao que conhecemos hoje como Heavy Metal tradicional e influenciando músicos e outras escolas de música pesada (Alemanha, França, Bélgica, Estados Unidos) no mundo inteiro. A chamada segunda fase dessa Nova Onda, ocorre próxima a metade da década de 1980  e se caracteriza de múltiplas formas, sendo uma delas o surgimento de bandas que apostaram totalmente e um caminho dentro do Heavy Metal, inclusive já sendo influenciadas por outras escolas fora da Inglaterra. 
Em 1983 surgia na capital inglesa uma das mais icônicas bandas de toda a New Wave Of British Heavy Metal, o Elixir. Formada inicialmente pelo guitarrista Phil Denton, o baixista Kevin Dobbs, o baterista Nigel Dobbs e um ano depois recebendo Norman Gordon para a segunda guitarra e o vocalista Paul Taylor para completar o quinteto. A banda construiu sua sonoridade dentro do lado mais agressivo épico e melódico do movimento e o resultado disso foi a criação de uma das maiores obras primas de toda a História do Heavy Metal, o irretocável The Son Of Odin.
Gravado em 1986 de forma independente, o álbum é um apanhado de perfeitas composições retiradas, sobretudo, da brilhante mente de Phil. Apresentando um perfeito trabalho entre as guitarras que trazem riffs constantes e memoráveis acompanhados de solos verdadeiramente emocionantes, uma cozinha extremamente competente, tudo embalado pela perfeita voz de Paul Taylor, um dos meus vocais preferidos dentro da NWOBHM que. Da sensacional abertura do álbum com The Star Of Beshaan Pandora's Box, passando por verdadeiras pérolas como Hold High The Flame e Trial By Fire  até chegar a apoteótica trinca final com Dead Man's GoldTreachery e Son Of Odin, temos uma verdadeira tour pelo que melhor se produziu não só na Inglaterra nesse período, mas no Heavy Metal em toda sua gloriosa história. 
A edição do álbum que possuo na coleção, é lançada em 2011, em CD pela Cold Town Records, comemorando seus 25 cinco anos de lançamento. A excelente versão  apresenta uma ótima remasterização no áudio (nunca peguei o LP original para escutar, mas os áudios que tive acesso antes de adquirir o CD eram de baixa qualidade, muito abafados) que evidenciou bastante o trabalho dos músicos, contém ainda um ótimo encarte apresentando um breve histórico da banda contado por Phil Denton além de apresentar as letras de todas as músicas, incluindo a da faixa bônus Winds of Time. As faixas bônus são outro grande destaque desse lançamento são duas gravadas em estúdio na época do lançamento do álbum, e outras quatro retiradas de uma gravação para a rádio B.B.C. 
Em 2012 a High Roller Records relançou The Son Of Odin em uma espetacular edição dupla (esgotada) com capa gatefold e várias outras faixas bônus.  Estamos a procura!

Tracklist
01. The Star Of Beshaan
02. Pandora's Box
03. Hold High The Flame
04. Children Of Tomorrow
05. Trial By Fire
06. Starflight
07. Dead Man's Gold
08. Treachery
09. Son Of Odin
Bonus Tracks
10. Chariot Of The Gods (instrumental)
11. Winds Of Time
B.B.C. Radio 1 Friday Rock Show Session
12. The Star Of Beshaan
13. Pandora's Box  
14. Hold High The Flame
15. Son Of Odin

Comentários

Postagens mais visitadas