374. AVENGER - PRAYERS OF STEEL

Em 1983, o vocalista/baixista Peter "Peavy" Wagner, juntou-se aos guitarristas Alf Meyerratken  e Jochen Schröder e ao baterista Jörg Michael e deu início a uma das trajetórias mais longevas (e contínuas) dentro do Heavy Metal. Peavy e companhia, formaram nessa época o grupo que viria logo a tornar-se o Rage, que é até hoje uma das maiores referências do Power Metal alemão. A banda que iniciou com o nome Avenger, receberia o nome Rage apenas em 1986 após a gravação de um álbum e um EP e de uma disputa pelo título original com a homônima inglêsa da N.W.O.B.H.M. que já utilizava o mesmo desde 1982, ou seja, um ano antes dos alemães começarem suas atividades. 
A mudança definitiva e o Rage são histórias para outros momentos, e estamos aqui agora para falar do período de Peavy com o Avenger e da obra prima que o músico gerou com esse nome, Prayers Of Steel. Gravado em 1985 pela mesma formação que deu origem a banda, Prayers é certamente um dos maiores clássicos do Power/Speed Metal germânico, uma verdadeira obra prima lapidada por uma das mentes mais brilhantes do estilo, Peter Wagner.
São dez faixas fantásticas, algumas perfeitas, que transitam com perfeição entre a força, agressividade e nervosismo do Power/Speed Metal em Battlefield, Halloween, Faster Than HellAdoration Assorted By Satan; e o maior cadenciamento do Heavy Metal tradicional (em sua faceta mais agressiva e direta) em South Cross Union, a faixa título, Rise Of The Creature e Sword Made Of Steel. Um verdadeiro primor repleto de sensacionais riffs, uma cozinha absurda liderada pela bateria de Jorg (o mesmo que tocou posteriormente no Running Wild e Stratovarius) e a sensacional voz de Peavy, que era muito mais agressiva  e rasgante nesse período. 
Em 1987 Prayers Of Steel era lançado pela primeira vez no Brasil em LP pelos extintos selos paulistas Heavy Metal Maniac Records e Music House Discos, sob licenciamento da
Acervo Pessoal Vladimir Sousa, 17/02/2019
também extinta alemã Wishbone Records. No final de 2018, trinta e um anos depois, temos o álbum lançado por aqui pela primeira vez em CD, dessa vez pela incansável Hellion Records. Essa edição possui dois discos, contendo no primeiro além do álbum, o super EP 
Depraved to Black, gravado também em 1985 e contendo duas sensacionais músicas inéditas, a faixa título e Down To The Bone, além de outras duas ao vivo. No segundo cd temos uma compilação de dezesseis faixas retiradas de demos tapes e sobras de estúdio. Excelente material bônus para um disco que já é perfeito por si só e que é Ítem obrigatório em qualquer coleção de Metal de respeito. 
Se você ainda não tem nenhuma edição, aproveite essa belíssima oportunidade. Vale totalmente a pena, começando pela inclusão das duas excelentes e imperdíveis faixas inéditas presente no EP até o excelente acabamento. É um dos melhores lançamentos da Hellion Records Brasil até o momento. 

Tracklist
CD 1
01. Battlefield
02. Southcross Union
03. Prayers Of Steel          
04. Halloween
05. Faster Than Hell          
06. Adoration
07. Rise Of The Creature
08. Sword Made Of Steel
09. Bloodlust           
10. Assorted By Satan
Plus EP - Tracks: Depraved to Black
11. Down To The Bone
12. Depraved to Black
13. Prayers Of Steel (live)
14. Faster Than Hell (live)
CD 2 (Bonus)
01. Faster Than Hell
02. Adoration
03. Destination Day
04. Assorted By Satan
05. Battlefield
06. Southcross Union
07. Adoration
08. Bloodlust
09. Halloween                    
10. Rise Of The Creature             
11. Prayers Of Steel
12. Sword Made Of Steel             
13. Seven Gates Of Hell   
14. Faster Than Hell
15. Victim Of Rock 
16. Assorted By Satan

Comentários

Postagens mais visitadas