377. RAM - ROD

Formada em 1999 na Suécia e já contando com uma discografia de cinco álbuns de estúdio. o Ram é uma das bandas de maior longevidade e produtividade dentro do que se convencionou chamar de  Nova Onda do Heavy Metal Tradicional. Contando atualmente com os guitarristas Martin Jonsson e Harry Granroth, o baixista Tobias Petterson, o baterista Morgan Petterson e o vocalista Oscar Carlquist, o grupo lançou em 2017, pela Metal Blade Records, seu quinto álbum de estúdio, ROD. 
Rod segue apresentando as principais características da bandas, um Heavy Metal tradicional que bebe profundamente nas águas do Judas Priest e Mercyful Fate, tendo nas guitarras e na voz de Carlquist seus maiores trunfos. O álbum pode ser divido em duas partes, a primeira delas com Declaration Of Independence, On Wings Of No Return A Throne At Midnightmúsicas liricamente desconectadas e mostrando o bom e velho Heavy tradicional praticado pelo RAM, ou seja riffs em alta velocidade que evidenciam inclusive uma certa influência do Speed Metal e vocais ultra agressivos que casam perfeitamente com a clara proposta dos suecos de estraçalhar pescoços. Gulag quebra essa linha e com seu cadenciamento marcial abre o caminho para o Lado B do disco.
Acervo Pessoal Vladimir Sousa, 20/02/2019
A segunda metade do álbum apresenta a história de "Ramrod, o Destruidor" em uma excelente peça conceitual dividida em seis partes, sendo três delas apenas interlúdios com diálogos que constroem a narrativa do Bode Robô distópico. Nas demais faixas a banda mostra algumas das maiores diversidades sonoras presentes em toda sua discografia. Ignitor, The Cease To BeIncinerating Storms são muito acima da média e bem diferentes entre si, sendo a meio balada The Cease To Be a melhor música do disco, cheia de variações vocais e ótimos riffs, uma das melhores já gravadas por esse quinteto e um excelente "prelúdio" para o arregaço de Incinerating Storms
Por ser muito fã do grupo, acabei adquirindo duas versões desse material. A primeira que comprei foi a edição em LP, lançada pela Metal Blade Records. Essa possui capa gatefold (dupla), encarte completo com as letras das músicas e um grande poster da banda. Posteriormente, confesso que fui supreendido com o lançamento do CD no Brasil via Urubuz Records, em uma sensacional edição (irrepreensível graficamente e em conteúdo). Essa surpresa deu-se pelo fato de Rod ser o primeiro de cinco discos do Ram editados por aqui, em uma jogada totalmente de risco do selo, já que os suecos são pouquíssimo conhecidos no Brasil. Não percam a oportunidade de conhecer essa maravilhosa banda e ter em sua coleção essa verdadeira pérola da N.W.O.T.H.M.

Traklist
Side A
1. Declaration Of Independence
2. On Wings Of No Return
3. Gulag
4. A Throne At Midnight
Side B
5. Ramrod the Destroyer, Pt. 1: Anno Infinitus
6. Ramrod the Destroyer, Pt. 2: Ignitor
7. Ramrod the Destroyer, Pt. 3: The Cease To Be
8. Ramrod the Destroyer, Pt. 4: Voices Of Death
9. Ramrod the Destroyer, Pt. 5: Incinerating Storms
10. Ramrod the Destroyer, Pt. 6: Ashes (instrumental)

Comentários

Postagens mais visitadas