378. STEVE PERRY - TRACES

Depois de um hiato de mais de 20 anos em sua carreira, o lendário Steve Perry, ex-vocalista do grupo norte americano Journey, ressurge com um álbum de músicas inéditas, surpreendendo e provavelmente levando ao êxtase seus mais apaixonados fãs. O disco, que recebeu o nome de Traces (2018), é o quinto de sua carreira solo e apresenta Perry em um momento muito mais introspectivo e melancólico, praticamente concentrado em baladas e muito próximo do formato acústico.
Em Traces o vocalista encontra a dor da perda (não só da morte) e as dificuldades em lidar com ela como o mote central de suas composições. Diferentemente de seus clássicos no Journey, como Escape (ESC4P3) e Frontiers, onde existia todo um instrumental diversificado e sua voz era parte dele, temos aqui nesse trabalho solo sua voz como o centro desse universo. Um universo onde todos os instrumentos presentes apenas giram ao redor de sua ainda brilhante voz.
Perry não apresenta aqui o peso da idade no seu canto, o hiato parece ter servido muito bem para o repouso de sua voz, o que torna um verdadeiro deleite a audição de todo o disco. A sonoridade de Traces me lembra as vezes a de bandas e cantores de música Pop e Rock dos anos 1990. Algo mais recente do trio norueguês pop, A-ha (que também deixa de lado o som das guitarras, apesar de belíssimos solos em algumas músicas, em detrimento do uso quase onipresente de teclados), e até linhas vocais que me lembraram um pouco Steven Tyler do Aaerosmith, como na linda música You Belong To Me. As comparações não querem dizer que o disco é completamente desconectado de seu trabalho no Journey, temos, por exemplo, No Erasin’ e Sun Shines Gray para jogar em nossa cara como foi bom e faz falta aquele período.
Enfim, não escrevo aqui como fã do Journey ou até mesmo um grande conhecedor da carreira do vocalista. Escrevo sob a perspectiva de uma pessoa que acredita ser apreciador de boa música, e a partir desse ponto de vista mais direto e objetivo, Traces é um ótimo disco. As comparações mais profundas entre o passado e o presente de Perry deixo nas mãos de quem tem realmente propriedade e conteúdo para isso.
Mas devo avisar, que se você veio até aqui esperando encontrar algo que lembrasse clássicos como Don't Stop Believin' ou Separate Ways (Worlds Apart), sinto muito, e até recomendo escutar esse disco para tentar lidar com essa perda (olha a auto-referência). Traces é um album de retorno, um grande momento para celebrar a volta de uma das maiores vozes do Rock. O cd foi lançado no Brasil via HellionRecords.

Tracklist
01. No Erasin'
02. We're Still Here
03. Most Of All
04. No More Cryin'
05. In The Rain
06. Sun Shines Gray
07. You Belong To Me
08. Easy To Love
09. I Need You
10. We Fly

Comentários

Postagens mais visitadas