381. ARTCH - ANOTHER RETURN
Fãs de U.S. Metal e bandas como Fates Warning (em seus três primeiros discos), Titan Force e Jag Panzer, merecem muito ter acesso ao Artch, banda norueguesa de Heavy Metal dos anos 1980. Surgida em 1982 no frio país do norte europeu e tendo em suas fileiras os guitarristas Cat Andrew e Gill Nie, o baixista Bernt Jansen, o baterista Jørn Jamissen e o vocalista Eric Hawk, o grupo possui dois ótimos álbuns de estúdio em sua carreira. O primeiro deles gravado em 1988, chama-se Another Return e possui uma sonoridade mais agressiva e puxada para o Heavy Metal feito pelas bandas citadas anteriormente. Seu sucessor, For The Sake Of Mankind (1991), é um álbum bem distinto e com uma sonoridade atolada no Hard Rock.
Another Return é um daqueles clássicos atemporais (de muitos) gravados nos prolíficos anos 1980 e incrivelmente desconhecido para a massa Metal Head. Puxado por faixas maravilhosas como as pesadas e agressivas Another Return To Church Hill, Power To The Man, Metal Life, Living In The Past e Reincarnation temos aqui uma verdadeira aula de Heavy Metal, com espetaculares refrões puxados pela maravilhosa voz de Eric Hawk que em muitos momentos lembra Bruce Dickinson, mas longe de parecer cópia. Que fique muito claro que tudo, não apenas os vocais, no Artch funcionam muito bem e é muito digno de destaque, dos entrosadíssimos Andrew e Nie a espetacular cozinha formada por Jansen e Jamissen.
Gostaria de fazer um pequeno destaque para Loaded, terceira faixa e responsável por uma pequena mudança no tom do disco. A música é responsável por trazer ao percurso do álbum um muito bem vindo cadenciamento, com guitarras claramente inspiradas no Judas Priest. Junto a Where I Go, ótima balada que a sucede, são os momentos de Another Return que fazem conexão direta com a mudança de proposta sonora do Artch em seu segundo disco.
Tracklist
01. Conversio Prelude (Instrumental)
02. Another Return To Church Hill
03. Power To The Man
04. Loaded
05. Where I Go
06. Metal Life
07. The Promised Land
08. Shoot To Kill
09. Living In The Past
10. Reincarnation
Comentários