405. HERETIC - BREAKING POINT (XXX YEARS ANNIVERSARY)

Formada em 1985 na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, a banda de Heavy/Power Metal Heretic surgia apresentando muita qualidade em suas composições, que eram baseadas principalmente nas linhas de guitarra com a criação de fortes riffs e solos pela dupla Bobby Marquez e Brian Korban, somados a um grande vocalista na figura do hoje muito cultuado Mike Howe. Essas características, muito comuns naquele período entre as bandas do chamado “US METAL”, somadas a ótima cozinha formada pelo baixista  Dennis Ohara e o baterista Rick Merrick, levavam-na a uma espécie de zona de convergência que ia do Heavy Tradicional ao Speed/Thrash Metal de uma forma extremamente orgânica. Em termos de comparação, sua sonoridade, a grosso modo, tanto se aproximava do Anthrax na fase Among The Living quanto do segundo disco do Metal Church, The Dark, e, certamente, essa segunda semelhança foi fundamental para a aproximação entre a futura “dança das cadeiras” ocorrida entre os microfones do Heretic e da banda de San Francisco.
Lançado em 1988, Breaking Point, apresentava de cara a substituição do primeiro vocalista do Heretic, o ótimo Julian Mendez, pelo novato Mike Howe. O album, contendo dez faixas, apresenta grandes variações e todas as características já aqui destacadas e contém uma série de excelentes músicas como And Kingdoms Fall, Enemy WithinEvil For Evil e The Search. Ainda no mesmo ano, as trajetórias de Mike Howe e Metal Church se conectariam pela primeira vez, tornando-se ele seu vocalista em substituição ao lendário David Wayne que, expulso de sua banda, se aproximaria de Korban e O'Hara, ex-companheiros de Howe e formariam o Reverend. Em 2011 o Heretic decidiu retomar suas atividades com a presença de seu vocalista original, Julian, já Mike retornou ao Metal Church em 2015, exatamente no ano que completava duas décadas de seu afastamento.
Para alegria dos brasileiros, Breaking Point recebeu no final de 2018 uma fantástica e histórica edição comemorativa (pelos trinta anos de aniversário) pela Urubuz Records. Essa versão do CD apresenta um puta diferencial em relação a todas as outras já lançadas até o momento, pois conta com o primeiro EP da banda, o maravilhoso Torture Knows No Boundary, na íntegra, como bonus, além de acompanhar encarte com todas as letras, um belo slipcase e contar com uma excelente qualidade de gravação. Sem sombra de dúvidas um material imperdível  para apreciadores de Heavy Metal.

Tracklist
01. Heretic
02. And Kingdoms Fall
03. The Circle
04. Enemy Within
05. Time Runs Short
06. Pale Shelter (instrumental)
07. Shifting Fire
08. Let 'Em Bleed
09. Evil For Evil
10. The Search
11. Riding With The Angels (Russ Ballard cover)
12. Blood Will Tell
13. Portrait Of Faith
14. Whitechapel
15. Torture Knows No Boundary (instrumental)

Comentários

Postagens mais visitadas