412. SINERGY - BEWARE THE HEAVENS

Nascida nos Estados Unidos no final da década de 1970, filha de pai coreano e mãe alemã, Kimberly Goss fez sua carreira musical de tecladista e posteriormente de vocalista na Europa, tocando inicialmente em bandas de Black metal e Symphonic Metal como Ancient, Dimmu Borgir e Therion. Em 1997, durante uma turnê com a banda sueca In Flames, Kimberly tornou-se amiga do guitarrista Jesper Strömblad e juntos tiveram a ideia de criar na Finlância, uma nova banda de Power/Heavy Metal tradicional chamada Sinergy, que teria como maior destaque a atuação de "Kim" no microfone. Em 1998, em uma outra turnê, a vocalista conheceu Alexi Laiho, guitarrista do Children of Bodom, começando com ele uma dupla e profunda parceria que resultaria em um sério relacionamento afetivo e na transformação do projeto com Strömblad em uma banda real. Surgia então o Sinergy tendo ainda o grande Sharlee D'Angelo como baixista e Ronny Milianowicz  na bateria.
Trazendo uma sonoridade mais pesada e agressiva, com muitas características do Power Metal que dominava o Heavy Metal europeu no período, o Sinergy lançou excelentes discos em um, infelizmente, curto e limitado espaço de tempo, sendo  Beware The Heavens (1999) o primeiro deles. As características da banda nesse primeiro momento flertavam com a de sua conterrânea mais famosa, o Nightwish, que na época divulgava seu segundo disco (e mais agressivo da carreira), Oceanborn, e apesar de não dar grandes destaques a teclados e/ou pianos, nem se utilizar de vocais líricos, o Sinergy se aproximava da banda de Tuomas Holopainen naquele período na velocidade de seu instrumental. Faixas como The Fourth World e Virtual Future representam bem essas semelhanças.
Para além das comparações com a antiga banda de Tarja Turunen, temos  também momentos de inevitáveis referências a Kay Hansen e seu Gamma Ray com a excelente The Warrior Princess e uma fantástica interpretação de Kimberly na balada épica Razor Blade Salvation, que parece ter sido composta diretamente para um álbum cantado pela lendária vocalista alemã Doro Pesch. O Sinergy começava sua trajetória, definitivamente com o pé fincado em alguns dos grandes  nomes do Heavy Metal de sua época.  Beware The Heavens foi lançado internacionalmente pela Nuclear Blast Records em uma primeira edição com um belo e incomum acrílico lilás, seguindo o tom de cor da capa. Obteve uma boa repercussão no Brasil na época, mas, infelizmente, nunca recebeu edição por aqui. 

Tracklist
01. Venomous Vixens
02. The Fourth World
03. Born Unto Fire And Passion (instrumental)
04. The Warrior Princess
05. Beware The Heavens
06. Razor Blade Salvation
07. Swarmed
08. Pulsation
09. Virtual Future

Comentários

Postagens mais visitadas