418. TUATHA DE DANANN - THE TRIBES OF WITCHING SOULS

Quatro anos após o lançamento do excelente álbum Dawn Of A New Sun que levou a uma pequena pausa acompanhada de reformulação no grupo, os mineiros do Tuatha de Danann colocam no mercado um novo disco com músicas inéditas, dessa vez na forma de um EP que recebeu o título de The Tribes Of Witching Souls e apresenta um aprofundamento da sonoridade mais folk e acústica vista no álbum de 2015. A banda, enxugada após esse lançamento, conta atualmente com um trio formado pelo vocalista/guitarrista/flautista Bruno Maia, o baixista Giovani Gomes e o tecladista Edgard Britto. Algumas linhas de bateria foram feitas por Fabricio Altino, que também foi o responsável pela mixagem das duas regravações presentes na obra, e vocais e demais instrumentos foram também feitos por convidados.
EP é composto de nove faixas no total, cinco delas inéditas, sendo uma delas, Your Wall Shall Fall, uma fantástica composição com uma forte pegada claramente inspirada no Skyclad que conta com mais uma fantástica colaboração do ilustre ex-vocalista da banda inglesa, Martin Walkyier. Além das faixas inéditas, o disco apresenta duas ótimas, Outcry do Dawn of a New Sun, outra fortemente ligada ao Skyclad, reapresentada aqui em formato acústico e, a seminal Tan Pinga Ra Tan, do clássico álbum de estreia do grupo, Tingaralatingadun, em uma linda versão orquestrada cantada por Fernanda Lira, vocalista da banda de thrash metal paulista Nervosa.  Encerram o trabalho as versões demo de Rhymes Against Humanity (justamente a faixa cantada por  Walkyier em Dawn of a New Sune uma versão demo instrumental  para a faixa título.
The Tribes Of Witching Souls é mais um lançamento do Tuatha pelo selo Heavy Metal Rock, que apostou na banda em seus primeiros álbuns e retomou a parceria em 2016. Foi totalmente gravado no Braia Studios, propriedade de Bruno Maia que também assina a produção do material.  As faixas inéditas do disco foram mixadas e masterizadas pelo norte americano Brendan Duffey (Andre Mattos, Torture Squad, Voodoopriest). A apresentação do CD, em formato digipak, segue o padrão da regravação feita em 2016 para o EP de 1999.
As influências de Rock Progressivo, que estão presentes na sonoridade do Tuatha de Danann desde seus primórdios, se mesclando brilhantemente ao Folk e ao Power Metal, parecem continuar em crescente expansão e, essa mistura, aponta caminhos bem interessantes para o futuro do grupo, que esperamos ser longo e muito profícuo.
Vida longa aos bardos mineiros!!!

Tracklist
01. The Tribes Of Witching Souls
02. Turn
03. Warrior Queen
04. Your Wall Shall Fall
05. Conjura
06. Outcry (versão acústica)
07. Tan Pinga Ra Tan (versão orquestrada)
08. Rhymes Against Humanity (versão demo - 2004)
09. The Tribes Of Witching Souls (instrumental)

Comentários

Postagens mais visitadas