435. THERION - THELI

Lançado em 1996, Theli, quinto álbum de estúdio da banda sueca Therion, concluia a drástica mudança de sonoridade do grupo iniciada um ano antes com o maravilhoso álbum Lepaca Kliffoth. A mudança do Death Metal para o Metal Sinfônico fez explodir a capacidade criativa de Christopher Johnsson, que a partir daqui, tornou-se um dos maiores compositores de música pesada da atualidade. O guitarrista trouxe ao metal sinfônico elementos que iam muito além de uma cantora lírica, como a maioria das bandas fez e fazia no período. O Therion foi vanguarda ao trazer a banda vários elementos da música erudita como instrumentos clássicos de cordas, sopro e bastante utilização de pianos. A parte instrumental do grupo, variando constantemente entre o moderno (Heavy Metal) e o clássico, explodia não apenas na inclusão de guitarras às belas e fortes orquestrações, mas principalmente a inclusão quase onipresente de tenores, barítonos e sopranos.
Com Theli, a banda apresentava uma incrível formação que contava com Christopher na guitarrista e dividindo os vocais (mais agressivo e selvagens) com o grande Dan Swanö (mais limpo e suave), o baterista Piotr Wawrzeniuk, o baixista  Lars Rosenberg e o segundo guitarrista e tecladista Jonas Mellberg. Nessa época, surgia como ponto fundamental no forte crescimento na qualidade das composições do grupo, a presença de Thomas Karlsson. Amigo pessoal de Jhonsson e líder da seita ocultista Dragon Rouge, o escritor trouxe ao Therion um brutal aprofundamento no trabalho com temas em comum ao culto do Dragão e passou a ser um membro extra oficial da banda, participando como escritor dos temas das músicas por décadas. 
Criando peças verdadeiramente monumentais e repletas de variações que, como já citado, transitam entre o Metal e o Erudito de formas totalmente orgânicas e que se agigantam sobrenaturalmente quando recebem os corais conduzidos pelos diversos cantores de ópera. O Therion entrega aqui sua primeira grande obra de muitas que ainda viriam e a tornariam uma das bandas mais criativas e importantes dentro da música pesada entre meados da década de 1990 e a década posterior. Theli apresenta dez fantásticas faixas sendo quadro delas belíssimos introduções/interlúdios instrumentais que funcionam como perfeitas pontes entre as músicas do álbum. Estão presentes aqui algumas das músicas mais importantes da carreira da banda como as imponentes To Mega Therion, Cults Of The Shadow e In The Desert Of Set, as fortes Nightside Of Eden e Invocation Of Naamah, além da pérola transcedental chamada The Siren Of The Woods.
Theli é um álbum absolutamente atemporal, que continua extremamente relevante e se destacando dentro  da brilhante discografia do Therion que, os fãs gostando ou não, continua se reinventando e se mantendo relevante a cada lançamento. 
A versão nacional do CD, recém lançada pela Shinigami Records, possui tiragem limitada a 300 cópias.

Tracklist
01. Preludium (instrumental)
02. To Mega Therion
03. Cults Of The Shadow
04. In The Desert Of Set
05. Interludium (instrumental)
06. Nightside Of Eden
07. Opus Eclipse (instrumental)
08. Invocation Of Naamah
09. The Siren Of The Woods
10. Grand Finale / Postludium (instrumental)

Mais Therion no Sonorizando:
Lepaca Kliffoth (1995)
Deggial (2000)
Sitra Ahra (2010)

Comentários

Postagens mais visitadas