440. ENFORCER - ZENITH

Zenith, quinto e mais recente álbum de estúdio gravado pelo grupo de Heavy Metal Enforcer, apresenta novamente uma significativa evolução criativa dentro dessa formidável carreira construída desde 2004 pelos sensacionais trabalhos - calcados no Heavy/Speed Metal - oriundos das brilhantes mentes do multi-instrumentista Olof Wikstrand (vocalista / guitarrista e único membro fundador) e seu irmão Jonas Wikstrand, (baterista e agora também tecladista, no grupo desde 2006). Completam o grupo, que atualmente é um quarteto, o baixista Tobias Lindqvist  e o guitarrista recém ingresso, Jonathan Nordwall.
Do álbum de estreia, Into The Night, gravado em 2008, a Zenith lançado no início de 2019, são onze anos de uma rica discografia que já conta com seis ótimos álbuns no total (incluindo uma compilação ao vivo) e apresenta a força de uma carreira que parece se solidificar e consolidar a cada lançamento e turnê realizadas. A maturidade e bagagem adquiridas pelo Enforcer, somadas à força criativa de dos irmãos Wikstrand, permitem  aos fãs e apreciadores terem sempre uma nova e  fantástica experiência a partir de cada álbum gravado pelo grupo, tornando essa uma das bandas mais interessantes da Nova Onda do Heavy Metal Tradicional. 
Do Speed Metal dos três primeiros álbuns ao Heavy puramente tradicional do espetacular disco anterior, From Beyond (2015), temos em Zenith a óbvia e necessária permanência de algumas dessas características, partes fundamentais para a identidade construída pelo Enforcer e vistas com primor em faixas como Zenith Of The Black Sun, Searching For You, The End Of A Universe, Thunder And Hell, Forever We Worship The Dark e Ode To Death; acrescidas de uma nova (para a banda) e muito bem vinda abordagem Glam Metal norte americano da segunda metade da década de 1980, com a inclusão bem calibrada de teclados e pianos  que brilham em Die For The Devil, Sail On, One Thousand Years Of Darkness e até na balada Regrets que, apesar da escandalosa "breguisse", não deixa de ser uma boa música. 
Façando uma pequena retrospectiva do ano até aqui, posso apontar tranquilamente Zenith como um dos melhores discos de 2019 dentro de seu gênero. Foi lançado internacionalmente pela Nuclear Blast e chega ao Brasil via Shinigami Records em uma ótima edição contendo a faixa bonus To Another World, cover feita pelo Enforcer para música Let Na Drugi Svijet da banda croata Divlje Jagode,  e até então exclusividade do material japonês. Como curiosidade, os suecos gravaram todo o álbum cantado em espanhol (e ficou sensacional!!!), indicando todo o carinho e atenção que os caras têm pelos fãs latinos. 

Tracklist
01. Die For The Devil
02. Zenith Of The Black Sun
03. Searching For You
04. Regrets
05. The End Of A Universe
06. Sail On
07. One Thousand Years Of Darkness
08. Thunder And Hell
09. Forever We Worship The Dark
10. Ode To Death
Bonus Track
11. To Another World (cover)

Mais Enforcer no Sonorizando:
From Beyond (2015)

Comentários

Postagens mais visitadas