466. SODOM - AGENT ORANGE
Formada em 1981 na Alemanha e tendo como grande influência o trabalho do Venom, uma das mais brutais e agressivas bandas britânicas da N.W.O.B.H.M., o Sodom - que tem seu nome retirado da famosa cidade bíblica de Sodoma, destruída pela ira de um deus assustadoramente vingativo -, também deu ênfase em seu início a uma mistura de Speed/Black Metal com elementos de Heavy Metal tradicional que posteriormente se transformaria no que conhecemos como Thrash Metal. O grupo alemão tinha como principal marca uma verdadeira avalanche sonora conduzida sobre o que podemos chamar de três firmes e infernais pilares: a metralhadora ritmica e extremamente técnica do kit de bateria do saudoso Chris Witchhunter; o nervosismo dos riffs e solos, intermediados pelas maravilhosas melodias extraídas das seis cordas de Frank Blackfire; e por fim, as viscerais interpretações extraídas da odiosa garganta de seu líder, Tom Angelripper.
Em 01 de junho de 1989 o supremo power trio do Thrash Metal germânico daquela década, dava mais um brilhante passo em sua carreira, lançando seu terceiro trabalho em estúdio, a atemporal obra prima Agent Orange. Sucessor direto do excelente Persecution Mania (1986), o novo álbum expandia e aprimorava todas as excelentes mudanças apresentadas em sua sonoridade. Melhores composições, muito mais complexas e caprichadas; gritante valorização das técnicas constantemente aprimoradas de seus músicos; excelentes letras e uma produção bastante superior a todos os outros trabalhos onde tudo é perfeitamente compreensível. O Sodom definitivamente deixava de ser uma banda da sujeija do porão do underground, para assumir seu lugar de direito entre as mais importantes dentro do movimento thrasher teutônico. Mudanças que refletiram diretamente nas vendas de discos e levaram os alemães a ultrapassar a marca de 100.000 cópias vendidas com esse disco. Fato, até então, inédito no movimento.
Capa desenhada pelo brilhante Andreas Marschall (Blind Guardian, Grave Digger, Running Wild), letras sensacionais com fortes críticas a política internacional e guerras (napoleônicas, Vietnam) e, brilhantes músicos em seus auges técnicos e de vigor nos proporcionaram a criação de pérolas como a brutal e brilhante faixa título, Tired and Red (!!!), Remember the Fallen e seu perfeito cadenciamento, Magic Dragon. Ausgebombt com seu pé totalmente enfiado no Hard Core/Crossover e Baptism Of Fire. Um disco completamente perfeito!
Agent Orange é um clássico absoluto da música agressiva e completamente obrigatório em qualquer coleção do tipo. Essa edição foi lançada pela Steamhammer em 2010, limitada, em formato gatefold, vinil duplo em 180gr e quatro faixas extras, um cover do Tank (N.W.O.B.H.M.) e três versões ao vivo para músicas do próprio álbum.
Tracklist
Disc 1
Side A
01. Agent Orange
02. Tired and Red
03. Incest
Side B
04. Remember the Fallen
05. Magic Dragon
06. Exhibition Bout
Disc 2
Side A
01. Ausgebombt
02. Baptism of Fire
03. Don't Walk Away (Tank cover)
Side B
04. Incest (Live)
05. Agent Orange (Live)
06. Ausgebombt (Live)
06. Ausgebombt (Live)
Álbum Completo
Comentários