467. TANK - STILL AT WAR

Formado em 1980 no Reino Unido, o Tank, que tinha a frente o vocalista/baixista  Algy Ward, lançou em um intenso intervalo de apenas três anos, a partir de 1982, quatro grandes álbuns que se tornaram clássicos da N.W.O.B.H.M., sendo eles Filth Hounds of Hades, Power Of The Hunter, This Means War e Honour & Blood. Esse período de grande fartura criativa, se caracteriza pela entrada na banda dos guitarristas Cliff Evans e Mick Tucker, que tornaram-se presenças fundamentais e encaixaram criativamente de forma perfeita com Ward, único membro fundador ainda presente no grupo inglês.
A formação Ward/Evans/Tucker e bateristas convidados e provisórios, esteve unida, de forma descontínua, durante praticamente dezesseis anos. E contabilizaram quase outros quinze até finalmente voltar ao estúdio com uma boa quantidade de novas canções e o gravar seu quinto album, Still At War em 2002.
O disco celebra o aguardado retorno do trio principal do Tank - tendo Bruce Bisland como baterista da vez -, ao mesmo tempo (e de forma completamente irônica) que potencializa o desgaste pre-existente entre Ward, Evans e Tucker, que levou a separação do vocalista da dupla de guitarristas no ano de 2007, de forma até então permanente. O mais surpreendente viria a seguir, quando em vez de sinalizar por uma nova reunião, os músicos decidem montar dois Tanks diferentes e seguir com suas carreiras, gerando trabalhos que serão discutidos em outros momentos aqui no blog.
Still At War, que também foi lançado no Brasil ( pela Hellion Records) se caracteriza como um trabalho bastante sólido e de qualidade que, apesar de não se comparar aos clássicos do Tank, em nenhum momento se limita a auto referência. Algy manteve sua forte presença e Cliff/Mick, extremamente entrosados, continuaram formando uma excelente dupla de guitarras, possibilitando as apresentações de diversas ótimas faixas que atualizaram muito bem o som do Tank, com alguns momentos mais pesados e velozes, mas com maiores destaques às músicas com tempos mais cadenciados. Então, o disco mostra a banda muito bem inserida no Heavy Metal tradicional do novo século, ao mesmo tempo que despeja referências ao Hard N’ Heavy do período de “Nova Onda Britânica” como em That Girl's Name Is Death; as cadenciadas The World AwaitsIn The Last Hours Before Dawn e The Blood's Still On Their Hands; as referências ao passado com When The Hunter Becomes The Hunted e a sensacional Return Of The Filth Hounds; e, na ótima faixa título que serve como abertura do álbum. A edição nacional (esgotada há alguns anos) se destaca por apresentar o mesmo conteúdo da edição japonesa lançada pelo selo Spiritual Beast incluindo duas faixas bônus.

Tracklist
01. Still At War
02.That Girl's Name Is Death (T.G.N.I.D.)
03. Light The Fire (Watch 'Em Burn)
04. The World Awaits
05. And Then We Heard The Thunder
06. In The Last Hours Before Dawn
07. Conspiracy Of Hate
08. When The Hunter Becomes The Hunted
09. Return Of The Filth Hounds
10. The Blood's Still On Their Hands
11. The Fear Inside
Bonus Tracks
12. C-ing Dub-All
13. Still at War (Single Mix)
Still At War

Comentários

Postagens mais visitadas