468. SAVATAGE - GUTTER BALLET (REMASTER)
Lançado no ano de 1989 e
completando trinta anos em dezembro, Gutter Ballet é o primeiro e grande pulo da banda de Heavy Metal norte americana Savatage, dentro da sonoridade que se tornaria definitiva para sua carreira. Do
início em 1983 inserido em um contexto completamente ligado ao US Power Metal e
a gravação de álbuns que são considerados clássicos absolutos desse estilo,
como Sirens (1983), Power of the
Night (1985) e Hall Of The Mountain
King (1987) ao pequeno flerte com o Hard Rock/Glam Metal em Fight For The Rock (1986) quando fecharam contrato
com um grande selo e tentaram popularizar o seu som e conquistar as rádios, os irmãos Jon e Chris Oliva sempre demonstraram entre as gravações desses discos uma absurda
evolução técnica e criativa, principalmente após a introdução da figura do produtor Paul O'Neill, que se manteve no grupo e/ou ligado a Jon e seus projetos de 1987, até seu falecimento em 2017.
O intervalo de dois anos entre HOTMK e esse lançamento, deram aos músicos mais tempo para a composição e produção do disco, proporcionando claramente aos irmãos Oliva - que contavam na época com a melhor formação da história da banda com baterista Steve "Doc" Wacholz e o baixista Johnny Lee Middleton -, as condições necessárias para um maior aprofundamento de suas técnicas e a sensível "evolução" de suas composições. Os teclados/pianos que foram apresentados pela primeira vez por Jon em Fight For The Rock como forma de modernização e adequação ao Heavy Rock do período, ganhavam aqui claramente outra função, a de aproximar o Savatage da música sinfônica/erudita, mas sem perder suas principais características, que estavam intrinsecamente ligadas ao Heavy Metal.
Em Gutter Ballet, um novo conceito musical é apresentado pelo Savatage misturando tudo que a banda já havia feito a características sinfônicas que até então nenhuma banda de Metal tinha ousado fazer. Desde a capa, contendo um iluminado teatro decorado com artes barrocas e macabras figuras, com a bela e solitária imagem de uma bailarina fantasma ao lado de um piano (Jon, música clássica, sinfônica) e uma guitarra (Chris, Heavy Metal), observados através de uma vidraça por monstros, cadáveres e fantasmas que claramente anseiam por entrar; até as orquestrações que nesse trabalho saem das limitações impostas pelas pequenas introduções invadindo as próprias musicas e formatando em definitivo a sonoridade do entao quarteto.
Os crescimentos de Jon como vocalista e pianista, e a ascenção de Chris ao posto de gênio e referência (um dos maiores da história do estilo) na guitarra com seus brilhantes e marcantes riffs e solos, devem-se muito aos trabalhos apresentados pela dupla nesse disco em músicas absolutas e que se encontram entre as melhores já feitas pelos Oliva, como When The Crowds Are Gone, Hounds, The Unholy e na perfeita faixa título. Gutter Ballet foi o segundo álbum produzido pelo genial Paul O'Neill, que pode ser também considerado responsável pelas mudanças apresentadas por suas interferências e sugestões constantes ao processo criativo da banda e, pelo início da inserção de grandiosos conceitos para os álbuns que interligassem suas faixas de forma orgânica e que levaram, posteriormente, a criação de brilhantes Operas Rock/Metal dentro da discografia.
Minha versão do álbum foi editada no Brasil pela Hellion Records em 2011 e faz parte da coleção de álbuns remasterizados do grupo, relançados em 2001 pela e.a.r.Music, em formato digipak e apresentando encartes com breves comentários de Jon sobre os discos, letras das músicas e faixas acústicas inéditas como bônus. Acredito que atualmente essa versão da Hellion esteja fora de catálogo mas, existe uma boa expectativa de uma reedição, agora via Shinigami Records, aproveitando esse aniversário de três décadas que o álbum completará no final deste ano.
O intervalo de dois anos entre HOTMK e esse lançamento, deram aos músicos mais tempo para a composição e produção do disco, proporcionando claramente aos irmãos Oliva - que contavam na época com a melhor formação da história da banda com baterista Steve "Doc" Wacholz e o baixista Johnny Lee Middleton -, as condições necessárias para um maior aprofundamento de suas técnicas e a sensível "evolução" de suas composições. Os teclados/pianos que foram apresentados pela primeira vez por Jon em Fight For The Rock como forma de modernização e adequação ao Heavy Rock do período, ganhavam aqui claramente outra função, a de aproximar o Savatage da música sinfônica/erudita, mas sem perder suas principais características, que estavam intrinsecamente ligadas ao Heavy Metal.
Em Gutter Ballet, um novo conceito musical é apresentado pelo Savatage misturando tudo que a banda já havia feito a características sinfônicas que até então nenhuma banda de Metal tinha ousado fazer. Desde a capa, contendo um iluminado teatro decorado com artes barrocas e macabras figuras, com a bela e solitária imagem de uma bailarina fantasma ao lado de um piano (Jon, música clássica, sinfônica) e uma guitarra (Chris, Heavy Metal), observados através de uma vidraça por monstros, cadáveres e fantasmas que claramente anseiam por entrar; até as orquestrações que nesse trabalho saem das limitações impostas pelas pequenas introduções invadindo as próprias musicas e formatando em definitivo a sonoridade do entao quarteto.
Os crescimentos de Jon como vocalista e pianista, e a ascenção de Chris ao posto de gênio e referência (um dos maiores da história do estilo) na guitarra com seus brilhantes e marcantes riffs e solos, devem-se muito aos trabalhos apresentados pela dupla nesse disco em músicas absolutas e que se encontram entre as melhores já feitas pelos Oliva, como When The Crowds Are Gone, Hounds, The Unholy e na perfeita faixa título. Gutter Ballet foi o segundo álbum produzido pelo genial Paul O'Neill, que pode ser também considerado responsável pelas mudanças apresentadas por suas interferências e sugestões constantes ao processo criativo da banda e, pelo início da inserção de grandiosos conceitos para os álbuns que interligassem suas faixas de forma orgânica e que levaram, posteriormente, a criação de brilhantes Operas Rock/Metal dentro da discografia.
Minha versão do álbum foi editada no Brasil pela Hellion Records em 2011 e faz parte da coleção de álbuns remasterizados do grupo, relançados em 2001 pela e.a.r.Music, em formato digipak e apresentando encartes com breves comentários de Jon sobre os discos, letras das músicas e faixas acústicas inéditas como bônus. Acredito que atualmente essa versão da Hellion esteja fora de catálogo mas, existe uma boa expectativa de uma reedição, agora via Shinigami Records, aproveitando esse aniversário de três décadas que o álbum completará no final deste ano.
Tracklist
01. Of Rage And War
02. Gutter Ballet
03. Temptation Revelation (instrumental)
04. When The Crowds Are Gone
05. Silk And Steel (instrumental)
06. She's In Love
07. Hounds
08. The Unholy
09. Mentally Yours
10. Summer's Rain
11. Thorazine Shuffle
Bonus Tracks
12. Alone You Breathe (Acoustic Version)
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