471. GLACIER

Um dos grandes prazeres em ter uma coleção (e acredito que cabe para qualquer delas, sem exceções), encontra-se o de finalmente incluir entre os seus um determinado objeto de desejo que seja, de fato, de difícil acesso. Não falo apenas daqueles ítens muito específicos, importados, primeiras edições, esgotados, box sets, autografados que custam valores estratoféricos que todo colecionador quando vê imediatamente entra no modo de defesa afirmando que “nunca compraria”, quando sabemos com tranquilidade que esse “nunca” é na realidade um sinônimo direto de “jamais terei esse valor, mas se tivesse, comprava dois”. Fora esses casos realmente limitadores, condições financeiras instáveis principalmente em momentos de crise como o atual (2019), não conhecer vendedores confiáveis e, obviamente, filas de desejos definitivamente imensas pela quantidade gigante de ítens existentes, são algumas das muitas variáveis (mais comuns) que dificultam os crescimentos de nossas coleções da exata forma que gostaríamos. 
O maravilhoso auto intitulado EP de cinco músicas lançado pela banda de Heavy Metal tradicional norte americana, Glacier, no ano de 1985, que não chega a ser um ítem super raro, é um desses ítens de desejo de minha coleção particular que buscava já há alguns anos.
Formada no ano de 1979 em Portland capital do estado do Oregon, Estados Unidos, o Glacier passou por muitas dificuldades e diversas formações com sensacionais vocalistas, até conseguir gravar sua primeira demo em 1984. Esse material, após uma boa recepção local, deu origem no ano seguinte ao primeiro EP da banda, que no período contava em sua formação com o vocalista Michael Podrybau, os guitarristas Patrick S. Goebel e Sam T. Easley (infelizmente falecido em 2016), o baterista Loren Bates e o baixista Timm Proctor. O EP, conta com as três faixas presentes na demo, Ready For Battle, Devil In DisguiseSpeak No Evil, e duas outras cantadas por vocalistas que passaram anteriormente pela banda, When Heaven's At Hand com Keith Flax e a perfeita Vendetta com Rex McNew. As mudanças de vocalistas até a entrada de Michael, apresentam a dificuldade da banda em encontrar uma sonoridade própria, não a toa vemos na faixa com Keith uma enorme influência do Hard n' Heavy dos primeiros álbuns de Ozzy Osbourne, enquanto nas demais temos o puro US Power Metal, com influências que vão do Judas Priest e Iron Maiden a semelhanças que vão do Jag Panzer ao mais recente Iced Earth (escute Speak No Evil!).
Posteriormente ao EP de 1985, a banda gravou uma nova demo em 1988, já apresentando um novo vocalista e apresentando apenas Bates e Goebel da formação anterior. Apesar do conteúdo excelente, não gerou interesse nas gravadoras, nem muito menos foi reconhecido pelos outros membros como algo feito pelo Glacier. Parado entre 1990 e 2016, Michael Podrybau decidiu voltar a ativa naquele ano com um outro projeto, no ano seguinte foi convidado para participar do maior festival de Heavy Metal Underground do mundo, o Keep It True, com o Glacier. Em 2018, Michael retornou em definitivo com a banda, totalmente reformulada, sob seu comando e com apoio declarado dos antigos companheitos.
A trajetória de relançamentos dessa verdadeira pérola do US Metal tem ínicio quando a Cult Metal Classics o lança em 2016, pela primeira vez no formato digital (CD). No ano posterior o lançou em vinil e, finalmente, em 2019 solta mais uma prensagem do CD (a que tenho em minha coleção), dessa vez contando com uma faixa bônus, a ótima instrumental Sands Of Time.

Tracklist
01. When Heaven's At Hand
02. Vendetta
03. Ready For Battle
04. Devil In Disguise
05. Speak No Evil
06. Sands Of Time (Bonus)

Comentários

Postagens mais visitadas