481. KING DIAMOND - SONGS FOR THE DEAD LIVE

Poucas figuras no Heavy Metal são tão icônicas quanto King Diamond, personagem criado no início dos anos 1980 pelo vocalista dinamarquês Kim Bendix Petersen para suas incursões musicais. Caracterizado pelo uso de corpse paint (cara pintada) e dono de uma personalidade sombria e macabra, Diamond encaixava perfeitamente a teatralidade de sua persona para contar as histórias de horror, bruxaria e satanismo contidas nos conceitos e letras da banda que o projetou, o Mercyful Fate e, principalmente, de sua reverenciada carreira solo.
Tendo iniciado no Heavy Metal em 1981 no já citado Mercyful Fate e, gravado álbuns clássicos para o estilo como Melissa e Don’t Break The Oath, foi somente na carreira solo, a partir de 1985, que Kim Bendix deu efetivamente início a sua vitoriosa e aclamada trajetória de sucesso comercial. A sólida parceria com o guitarrista Andy LaRocque desde o primeiro album, o aprofundamento em temáticas aterrorizantes e as criações de ótimos álbuns, completamente conceituais, como AbigailThem e The Eye, transformaram o “Rei Diamante” em um verdadeiro mito.
Em 2007, a banda lançava o excelente Give Me Your Soul... Please e logo após dava início a um hiato de mais uma década sem gravações. Nesse período, o Rei apesar de apresentar-se ao vivo (de forma bastante irregular), passou por complicados problemas de saúde causados pelo excesso de cigarros que o levou a uma cirurgia cardíaca de ponte de safena. Após seu restabelecimento, o vocalista continuous se apresentando em alguns shows comemorativos, chegando a gravar uma música em estúdio com seus conterrâneos do Volbeat. Mas nada que acalmasse, de fato, os desejos dos fãs, ávidos por um novo disco de inéditas e/ou uma nova turnê.
Essa incursão finalmente veio com a decisão de apresentar mais uma vez o clássico Abigail (1987) na íntegra em uma série de shows que seriam complementados por outras músicas de sua carreira solo e faixas importantes dentro da discografia do Mercyful Fate, como Melissa e Come To The Sabbath do Mercyful Fate e várias outras retiradas dos maravilhosos Them (1988) e The Eye (1990).
E agora, em 2019, essa fantástica turnê passou definitivamente para a História do King Diamond ao ser registrada em mídias físicas pela Metal Blade Records, tanto em áudio quanto em video, com o título Songs For The Dead Live. Os maravilhosos shows gravados em Fillmore, Filadélfia (EUA) em 2015 e no Graspop Metal Meeting (Bélgica) em 2016, tendo a banda formada pelo guitarrista Mike Wead, o baterista Matt Thompson, o baixista Pontus Egberg e Livia Zita como vocal de apoio, além dos próprios Diamond e LaRocque, foram lançados na íntegra nos formatos DVD e  Bluray, tendo o show de Fillmore recebido maior destaque com seu áudio lançado em CD e LP em múltiplas e fantásticas versões, como Box digipak triplo, vinil duplo capa gatefold com discos de diversas cores diferentes. Tudo feito com muita qualidade e perfeito para esvaziar os bolsos dos fãs.
Esse material felizmente também chegou por aqui, via Hellion Records Brazil, em um lindo e caprichado formato digipak triplo, contendo o CD e os shows em DVDs distintos. Mais que um album ao vivo, Songs For The Dead Live é um registro histórico imperdível!

Tracklist
Disco 1
Lado A
01. Out From The Asylum
02. Welcome Home
03. Sleepless Nights         
04. Halloween
Lado B
05. Eye Of The Witch        
06. Melissa (Mercyful Fate)          
07. Come To The Sabbath (Mercyful Fate)
08. Them
Disco 2
Lado A
01. Funeral
02. Arrival
03. A Mansion in Darkness          
04. The Family Ghost
05. The 7th Day Of July 1777
Lado B
06. Omens
07. The Possession
08. Abigail
09. Black Horsemen
10. Insanity

Mais King Diamond no Sonorizando:
Gime Your Soul...Please (2007)

Comentários

Postagens mais visitadas