484. JON SCHAFFER'S PURGATORY - PURGATORY

Jon Shaffer, após uma questionável fase criativa em seu Iced Earth - que levou a saída do vocalista Tim Owens e próvisório retorno de Mattew Barlow, além da gravação de (para muitos) doís esquecíveis discos -,  parece ter consequido finalmente colocar a banda de volta aos eixos com a entrada de Stu Block para o posto e a gravação de três ótimos discos em estúdio que parecem ter vindo para chutar esses momentos. Com essa aparente estabilidade e intensas turnês, o guitarrista decidiu dar uma pausa nas atividades de sua banda principal para descanso. Mas, se engana quem imagina que mentes geniais e inquietas como a do guitarrista conseguem descansar sem estar produzindo e criando. 
Do interesse em novamente regravar músicas dos primeiros álbuns (dessa vez com a nova formação do Iced Earth) à já concretizada retomada de seu projeto, Demons And Wizards, com o amigo alemão Hansi Kursh, Shaffer decidiu também por resgatar seus primeiros anos no Heavy Metal e retomar a parceria com parte de seus mais antigos companheitos, o vocalista Gene Adam (voz do primeiro álbum do Iced) e o guitarrista Bill Owen trazendo de de volta o Purgatory, banda pré-Iced Earth criada entre 1984 e 1985 pelos três músicos, além do baixista Dave Abell e o baterista Greg Seymour. Atualizando o nome para Jon Schaffer's Purgatory, por questões comerciais e por já na época ter conflito com o nome que já era utilizado, o trio, agora acompanhado do guitarrista e produtor Jim Morris (Morrisound Studios), o baixista Ruber Drake e o baterista Mark Prator, lançou em 2018 um super EP de cinco músicas, resgatando na íntegra a demo Horror Show lançada em 1986, a música Burning Oasis, da auto intitulada primeiro demo da banda gravada em 1985 além de apresentar uma ótima música inédita chamada In Your Dreams.
Essas composições apresentam a esperada imersão no clima do primeiro álbum do Iced Earth, ou seja, "rifferama" cavalar e insana, o vocal super agressivo de Gene (melhorado pelo tempo e perfeito para esse tipo de som), solos curtos e certeiros e, uma cozinha irretocável. Elementos que juntos entregam um verdadeiro banquete para os saudosistas daquele espetacular período inicial da banda. Falando mais especificamente sobre as músicas,  a faixa inédita, In Your Dreams, abre o EP com uma pegada incrível, que me lembrou bastante Jag Panzer. Logo após, aparecem as músicas regravadas das demos onde algumas delas como Dracula e Jack, até tiveram seus títulos reutilizados em músicas do Iced no disco Horror Show (2001), mas apresentam estruturas bastante distintas e bem mais simples e diretas que essas, mantendo as semelhanças restritas aos títulos e a um ou outro elemento, como o cadenciamento do início das duas Draculas, por exemplo. Caso semelhante, mas não idêntico, ocorre com a faixa que encerra o álbum, Burning Oasis, nome reutilizado por Schaffer em música do clássico Burnt Offerings, (1995), e aqui com alguns riffs, e sobretudo o clima, um pouco mais semelhantes. 
A edição nacional de Purgatory foi lançada internacionalmente pela Century Media Records em 2018 e, felizmente, licenciada no Brasil pela Marquee Records no início desse ano de 2019. Apresentando como extras um belo slipcase e uma incrível ilustração em formato de poster, fac simile de material de divulgação da época, contendo as figuras do Conde Drácula, Jack o Estripador e Jason Vorhees além de textos apresentando-as. Como ponto negativo nessa edição, aponto apenas as cores na ilustração da capa, que saíram excessivamente escuras, dificultando bastante a visão do desenho.

Tracklist
01. In Your Dreams
02. Dracula
03. In Jason's Mind
04. Jack
05. Burning Oasis

Comentários

Postagens mais visitadas