500. JAG PANZER - AMPLE DESTRUCTION

Os amigos e músicos Harry Conklin (vocais), Mark Briody (guitarra), John Tetley (baixo) e Rick Hilyard (bateria) se uniram em 1981 no estado do Colorado, Estados Unidos, sob o nome Tyrant, com o intuito de formar uma banda que apresentasse características sonoras intencionalmente inspiradas na nova onda do Heavy Metal britânico do início dos anos 1980, acrescidas de intensas doses de peso e agressividade que tornaram-se  comuns dentro do movimento de reação do Metal norte americano ao inglês e que, levou à origem do chamado US Power Metal.
Começando a ganhar visibilidade de público e de algumas gravadoras, o quarteto foi obrigado a mudar o nome da banda por já existir outra com a mesmo alcunha na Califórnia. Surgiu então, ainda em 1981, o Jag Panzer. Lançando um single e um EP em 1983 pela Azra Records/Iron Works e, já apresentando fantásticas músicas como Metal Melts the Ice e Iron Shadows, o grupo começou a preparar-se para o lançamento de seu debbut álbum já no ano seguinte. Ample Destruction foi lançado em agosto de 1984 (completando trinta e cinco anos esse mês) e de cara apresentava ótimas e substanciais mudanças no som da banda. Uma melhor produção para a gravação do álbum, fruto de um maior investimento da Iron Works, a magnífica atuação do sobrenatural Harry Conklin e, a entrada do virtuosíssimo guitarrista Joey Taffola dando mais liberdade para Mark Briody e potencializando as construções de riiffs e solos, levou o Jag Panzer a gravar um dos maiores clássicos do Power Metal norte americano.
Distanciando-se completamente das guinadas ao Progressive Metal ou Hard (Glam) Rock seguidas pela maioria das bandas de Heavy Metal dos Estados Unidos que buscaram se adequar ao mercado e alcançar o almejado sucesso a partir da segunda metade da década de 1980, controlados por gravadoras mercenárias e/ou empresários inescrupulosos,  o Jag Panzer manteve praticamente intacta sua fidelidade ao estilo criado em Ample Destruction e, por isso, sempre esteve entre as melhores e mais respeitadas bandas do underground.
O primeiro álbum do Jag Panzer é uma verdadeira obra prima do US Metal com uma absurda série de músicas icônicas como Licensed To Kill, Warfare, Harder Than Steel, Reign Of The Tyrants e chegando a perfeição com The Crucifix. Ample Destruction é também um dos discos mais "colecionáveis" dentro do Heavy Metal, possuindo aproximadamente onze edições oficiais lançadas mundo afora (inclusive uma excelente e recente,  em CD com slipcase, lançada no Brasil pela Encore Records em parceria com a HRR ) e pelo menos cinco capas  completamente diferentes registradas, sendo essa com os quatro cavaleiros do apocalipse a mais comum delas.
Atemporal, obrigatório e perfeito para celebrar a marca de 500 reviews escritos para o Sonorizando.

Tracklist
Lado A
01. Licensed To Kill
02. Warfare
03. Symphony Of Terror
04. Harder Than Steel
05. Generally Hostile
Lado B
06. The Watching
07. Reign Of The Tyrants
08. Cardiac Arrest
09. The Crucifix
- The Possession
- Suffer Unto Me
- Apostles Of The Damned
- The Beast
- Armageddon
10. Black Sunday

Mais Jag Panzer no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas