509. PAGAN ALTAR - THE ROOM OF SHADOWS
Falecido em 15 de maio de 2015 aos 69 anos de idade, devido a um câncer, o lendário vocalista britânico Terry Jones foi, sem dúvidas, um dos nomes mais importantes e icônicos da nova onda do heavy metal britânico. Fundador e maior nome da icônica banda de Doom Metal Pagan Altar desde o final da década de 1970, Terry gravou cinco discos de estúdio durante os vários anos de atividade e passando por alguns períodos de hiato. Seu quinto e último disco, o espetacular The Room Of Shadows, foi gravado nos anos que precederam sua precoce partida e só viu a luz do dia por decisão de seu filho, Alan Jones, guitarrista, também fundador do "Altar Pagão" e, não menos genial que seu progenitor.
The Room Of Shadows foi gravado sob essas condições adversas enfrentadas por Terry e lançado apenas dois anos após sua morte, após um árduo e difícil trabalho de Alan. O disco é então, um fabuloso réquiem para o vocalista, uma homenagem póstuma ao músico e seu trabalho, e um alento aos apreciadores do grupo, que provavelmente encaram aqui o verdadeiro epílogo do Pagan Altar e um epitáfio de seu mentor.
Sem gravações inéditas desde 2006 a banda, também composta pelo baixista
Diccon Harper e o baterista Andy Green, teve tempo para lapidar uma série de fantásticas composições que parecem seguir um conceito específico, a literatura fantástica clássica de suspense e horror (Dorian Gray, Jack o Estripador e Vampiros são explorados explicitamente), nos dando impressão de estarmos em volta de uma fogueira, escutando de alguém mais velho grandes e empolgadas histórias de fantasmas e outras criaturas noturnas do imaginário popular. As faixas se interligam também em suas sonoridades, com fortes características do folk setentista e grandes elementos do Doom e Heavy/Rock desenvolvido durante a N.W.O.B.H.M.
Enquanto Diccon e Andy, na banda desde 2007, fazem um trabalho bastante competente e consistente na cozinha de The Room Of Shadows, são os senhores Jones que realmente brilham em todos os momentos desse disco e, mostram porque formavam uma das duplas mais incríveis do Heavy Metal através da criação de mais uma série de brilhantes linhas de vocais e guitarras, principalmente em faixas como Rising Of The Dead, Dance Of The Vampires, a faixa título e The Ripper, quatro pequenas obras primas dentro de um todo absolutamente perfeito. O álbum foi lançado em 2017 via Temple Of Mystery Records (Canadá), em uma edição especial onde o material gráfico (o encarte é absolutamente maravilhoso!) é o grande destaque .
Se você aprecia boa música, escute The Room Of Shadows do Pagan Altar. Recomendamos!
Tracklist
01. Rising Of The Dead
02. The Portrait Of Dorian Gray
03. Danse Macabre
04. Dance Of The Vampires
05. The Room Of Shadows
06. The Ripper
07. After Forever
Álbum Completo
Comentários