511. ROLAND GRAPOW - KALEIDOSCOPE

Roland Grapow tornou-se mundialmente conhecido ao substituir o lendário guitarrista Kai Hansen no Helloween em 1989, após o ilustre fundador da banda decidir largar o boné e seguir em frente com outro projeto. Gravando com a banda de Power Metal Melódico alemã excelentes discos (a maioria deles considerados clássicos) como Master Of The RingsThe Time Of The Oath e The Dark Ride, até uma série de graves desgastes ter encerrado sua carreira com os Pupkins em 2001.Então, em 1999, um pouco antes dessa ruptura e nas vésperas do lançamento de The Dark Ride (2000),  Grapow lançou o full-lenght Kaleidoscope, segundo álbum de sua ótima carreira solo. 
Com a proposta de unir às suas costumeiras composições que contam sempre com fortes características do Hard Rock e Heavy Melódico ao estilo de guitarra neo clássico, criado e consolidado no metal pelo sueco Yingwie J. Malmsteen, Rolando Grapow convocou um time bastante experiente na música e que já havia trabalhado com o próprio Yingwie, como o baixista Barry Sparks e os grandes Mike Terrana na bateria e Michael Vescera nos vocais. Completou o time o tecladista Ferdy Doernberg, que apesar de não ter tocado com o sueco, é, desde 1998, membro fixo da banda de outro genial guitarrista alemão, Axel Rudi Pell.
A união com o experiente grupo trouxe resultados bastante positivos para esse trabalho,  como em Under The Same Sun, Hidden Answer e a faixa título, que servem como bons exemplos de como Grapow, excelente compositor, conseguiu evitar os exageros de projetos e bandas que buscam apresentar excessivamente as virtudes de seu idealizador, focando realmente na qualidade de suas músicas (escutar esse disco é como dar um passeio em sua carreira no Helloween e no Masterplan), sem deixar de apresentar suas grandes habilidades, mas dando oportunidade para que todos os músicos apareçam e tenham seus momentos, não servindo apenas como escadas para exageradas exibições.
Lançado internacionalmente pela Steamhammer, Kaleidoscope também recebeu uma edição sulamericana pelo selo argentino NEMS Enterprises, que na época era forte parceira no Brasil da Rock Brigade Records. A Edição japonesa do Cd, lançada pela Victor (a que possuo), contém como faixa bônus uma bela versão para Separate Ways, clássico da lendária banda de rock norte americana Journey.

Tracklist
01. Walk On Fire
02. Under The Same Sun
03. The Hunger
04. A Heartbeat Away
05. Hidden Answer
06. 'Till The End
07. Kaleidoscope
08. Angel Face
09. Listen To The Lyrics (instrumental)
10. Reaching Higher
11. Lord I'm Dying     
12. Separate Ways (Worlds Apart) (Journey cover)

Comentários

Postagens mais visitadas