527. NIGHT - RAFT OF THE WORLD

No final de 2017, exercendo um dos meus maiores prazeres dentro da música (conhecer novas bandas), zapeando por redes de streaming em busca de novos sons para escutar, acabei "esbarrando" no terceiro disco da banda de Heavy Metal sueca Night, Raft Of The World, lançado em setembro daquele ano. Espetacularmente apresentado já através da maravilhosa capa - desenhada pelo também sueco Mattias Frisk -, representando uma batalha marítima a luz de um comovente e brilhante luar, o disco apresenta a consolidação de um sonoridade que já vinha em desenvolvimento, principalmente no álbum anterior, e que é uma inusitada espécie de Metal tradicional com fortes influências da NWOBHM, principalmente como seu conterrâneo Heavy Load (mas menos pesado e mais melódico) com uma genial mistura de elementos de algo ainda mais clássico, setentista e até um pouco afastado do Heavy tradicional como Rainbow e Thin Lizzy. 
O Night segue uma linha extremamente interessante de carreira, distoando quase que completamente da grande maioria das outras bandas da Suécia que surgiram dentro da Nova Onda do Heavy Metal Tradicional. Intercalando momentos elétricos a outros muito mais íntimistas e acústicos que agigantam todos seus músicos, aqui representados pelo baixista Joseph Max, o baterista Dennis Skoglund e a dupla de guitarristas composta por Sammy Ouirra e Oskar Andersson, que também é vocalista e possui uma das vozes mais diferentes (e sensacionais) dentre essas novas bandas proporcionando, sem dúvidas, um dos maiores destaques da carreira desse quarteto. 
Raft Of The World, seu terceiro disco de estúdio é, sem exageros, um homogêneo compilado de oito brilhantes faixas como Fire Across The Sky, Surrender, Under The GallowsTime e Where Silence Awaits, repletas de maravilhosos riffs e solos de guitarras, que nos arrastam (pelo menos quem verdadeiramente se envolve e se conecta) através de sua atenta audição, a uma grande viagem noturna além mar. O disco nos proporciona tamanha coesão criativa que chega a transmitir a impressão de que estamos escutando um álbum conceitual. 
Lançado lá fora pelo selo The Sign Records no ano de 2017 em CD digipak e LP capa gatefold, Raft Of The World incrivelmente também recebeu edição nacional, via Hellion Records Brazil (2019), em CD, com caixa em acrílico. Esse é também o primeiro e único cd do Night, até o momento, editado fora da Suécia (não é fácil adquirir materiais importados desses caras), indicando claramente o desejo do selo paulistano em apostar em novos títulos e grupos que possuem grande potencial de crescimento mas se encontram fora do panteão sagrado ocupado pelos medalhões da música.
Raft Of The World é mais uma obra prima do Heavy Moderno, que se junta a outros discos fabulosos como The Revenant King do Visigoth, The Armor Of Ire do Eternal Champion, e Other World do Ancient Empire entre os melhores já lançados dentro da N.W.O.T.H.M.  Hora de correr atrás e garantir uma cópia.

Tracklist
01. Fire Across The Sky
02. Surrender
03. Under The Gallows
04. Omberg (instrumental)
05. Time
06. Strike Of Lightning
07. Winds
08. Coin In A Fountain
09. Where Silence Awaits

Mais Night no Sonorizando:

Comentários

Postagens mais visitadas