578. PHARAOH - THE LONGEST NIGHT

The Longest Night, segundo disco da banda de US Power Metal Pharaoh, foi lançado durante o ano de 2006, mais uma vez pelo selo italiano Cruz Del Sur Music, mantendo a mesma formação do disco de estréia gravado em 2003, com Chris Kerns no contra baixo, Tim Aymar nos vocais, Matt Johnsen nas guitarras e Chris Black na bateria. 
Muito bem produzido por Johnsen, The Longest Night apresenta composições ainda melhores que as contidas no bom álbum de estréia, After The Fire. Unindo de forma perfeita características da New Wave Of British Heavy Metal (as influências do Iron Maiden continuam essênciais na construção da sonoridade da banda) ao excelente US Power Metal norte americano que tem como um de seus maiores méritos a perfeita mesclagem entre o peso, velocidade e agressividade do Power Metal às passagens intrincadas e  mais complexas do Metal Progressivo. O Pharaoh consegue então, através desses elementos, criar em seu segundo disco, uma identidade própria, algo que senti falta no álbum de estreia. 
Outro ponto forte (provavelmente o maior) a ser destacado em The Longest Night, é a excelente atuação de Tim Aymar em todas as faixas do álbum. Para justificar o elogio, precisamos fazer mais uma comparação entre esse disco, seu antecessor e principalmente com o trabalho gravado pelo vocalista com o genial Chuck Schuldiner em 1999, pela banda Control Denied (que infelizmente não passou de um único e brilhante álbum, devido ao precoce falecimento do guitarrista). Enquanto em 2003, Aymar apresentou no debbut do Pharaoh, uma atuação bastante contida e surpreendentemente muito longe do brilho apresentado em The Fragile Art Of Existence, aqui ele conseguiu resgatar - obviamente em partes, já que a sonoridade das bandas é bastante distinta e o Control Denied era muito mais veloz e agressivo-, o tom, a força, potência e dramaticidade presentes em seu timbre no disco de 1999. 
Com músicas como Sunrise (sensacional épico de 8 minutos), By The Night Sky, Fighting e Up The Gates, o Pharaoh conseguiu já nesse seu segundo disco, sair de um espaço genérico ocupadas por bandas de sonoridades comuns, para ascender ao Hall dos grandes nomes do US Power Metal, principalmente dos que surgiram ou mantiveram-se em atividade após a virada do milênio. 

Tracklist
01. Sunrise
02. I Am The Hammer
03. In The Violet Fire
04. By The Night Sky
05. Endlessly
06. The Longest Night
07. Fighting
08. Like A Ghost
09. Up The Gates
10. Never Run (instrumental)

Mais Pharaoh no Sonorizando:
After The Fire (2003)

Comentários

Postagens mais visitadas