591. RITUAL - WIDOW

Gravado em 1983 e lançado originalmente pelo selo Legend Records, Widow, primeiro álbum da banda britânica Ritual, é mais um grande título da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal) resgatado e relançado pelo selo alemão High Roller Records, e, que certamente fará a alegria de entusiastas e colecionadores de materiais do movimento ou de Heavy Metal "oitentista".  
Formada pelo power trio composto pelo baixista Phil Mason, o baterista Rex Duvall e o vocalista/guitarrista Re Bethe, o Ritual apresentava naquele início de década, as  principais características da New Wave, mas com um direcionamento mais intenso aos elementos mais pesados e ligados ao Heavy Metal. A sonoridade da banda era uma mistura forte de Judas priest em alguns de seus primeiros álbuns (mais especificamente o Sad Wings Of Destiny e Sin After Sin que apresentavam muitos elementos de Hard/Classic Rock) e outras bandas da NWOBHM (como Pagan Altar e Witchfinder General) que seguiram passos um pouco mais próximos do Black Sabbath em sua fase "Madman", com a construção constante de grandes riffs e, optando pelos lados mais soturnos e pesados da música naquela época.
Não conhecia o trabalho da banda Ritual até ter em mãos o relançamento feito pela HRR em 2018 (impossível dar conta de tantos). Widow,  já havia sido lançado anteriormente em 2008 pelo próprio selo, mas apenas em LP, e pela Shadow Kingdom Records (em CD e  formato digital através do Bandcamp). A diferença para esse último, além do fato dos alemães agora terem colocado no mercado além do LP, o CD com embalagem slipcase, se encontra exclusivamente na capa, já que agora respeitou-se a ilustração original do álbum (icônica e polêmica na época que antes encontrava-se escondida dentro do encarte), apresentando uma mulher nua ajoelhada atrás do nome do álbum. Bem diferente da bruxa gótica "moderna" fumante, escorada em uma cruz postada em cima de um mausoléu de cemitério ou de uma igreja abandonada; do novo desenho feito para o repress de 2008.
Widow pode ser considerado um disco diferenciado dentro das inúmeras maravilhas gravadas sob a égide dessa revolução sonora chamada NWOBHM,  apresentando uma sequência de músicas absolutamente incríveis como Come To The Ritual, Morning Star, Journey e Burning (alguem lembrou do Saxon?), além das excelentes faixas bônus, a maioria delas inéditas, TemptationHouse Of Secrets e Into The Night
Recomendamos!

Tracklist
01. Widow
02. Come To The Ritual
03. Rebecca
04. Never For Evil
05. Morning Star
06. Journey
07. Burning
Bonus Tracks
08. Temptation
09. Forever (instrumental)
10. House Of Secrets
11. Into The Night

Comentários

Postagens mais visitadas