599. IRON CURTAIN - ROAD TO HELL

Iron Curtain é mais uma das ótimas bandas surgidas depois dos anos 2000 e que militam na Nova Onda do Heavy Metal Tradicional. Formada em 2007 na cidade de Múrcia, sudeste da Espanha, a cortina de ferro do Speed Metal espanhol possui uma sólida carreira de treze anos de atividades com quatro excelentes álbuns gravados.
Road to Hell, o primeiro deles, foi gravado em 2012 e lançado pelo selo alemão independente Heavy Forces Records quando a banda era formada pelo baterista Jose R. “Cabo” H. Candel, o baixista Jose R. “Joserra” S. Martinez, o guitarrista solo Daniel Meseguer (atualmente no Hitten) e o guitarrista base/vocalista Mike Leprosy. O disco é todo construído a partir de uma incrível profusão de riffs e solos,  pesados e, principalmente velozes, que dão vida a oito faixas que parecem ter sido forjadas diretamente nas infernais bigornas do Heavy/Speed Metal europeu criado na primeira metade dos anos 1980, sobretudo, pelo Motorhead (inclusive a voz de Mike, que lembra bastante a do lendário Lemmy Kilmister) e Running Wild, tendo como referência seus dois primeiros trabalhos.
Algumas composições de Road To Hell, como Taste My Whip, Scream & Shout, Black Fist, Ready to Strike e a espetacular Burning Wheels, soam extremamente altas, densas e intensas, apresentando refrões tão marcantes e empolgantes que nos passam realmente a sensação de estar diante uma verdadeira parede (cortina) metálica sonora, fazendo com que já em seu disco de estreia, o Iron Curtain se destaque nesse meio que possui uma infinidade de bandas de sonoridades semelhantes, a grande maioria delas cópias descaradas e sem brilho de um ou outro gigante do passado.
Em 2018, Road To Hell foi relançado mais uma vez, quase simultaneamente, em vinil pela High Roller Records e em CD pelo selo argentino Metal Commando. Essa versão sul americana apresenta como seu maior destaque a inclusão de três ótimas faixas bônus retiradas do EP Black Fist (lançado em 2012) e do Split com a banda, também espanhola, Ciclón, Forjando El Acero vol.1, de 2014.
Se você também é alucinado por riffs e bater cabeça escutando Heavy Metal, não perca tempo e bote imediatamente para rodar esse disco. Não é o melhor disco dos caras mas certamente é uma perfeita “estrada” para conhecê-los.

Tracklist
01. Taste My Whip
02. Rules of Love
03. Scream & Shout
04. Chain Reaction
05. Black Fist
06. Ready to Strike
07. Marshall Law
08. Burning Wheels
Bonus Tracks
09. Hounds of Hell
10. South Bangers
11. Brigadas satánicas

Comentários

Postagens mais visitadas