605. RUTHLESS - THEY RISE

Formada ainda no início da década de 1980 pelo vocalista Sammy DeJohn e pelo guitarrista Ken McGee - mais precisamente em 1982 na cidade de Los Angeles, Califórnia -, o Ruthless tornou-se brevemente conhecido ao participar de eventos com bandas como Slayer e Leatherwolf. Em 1984 lançou o clássico E.P. Metal Without Mercy e, dois anos depois, em 1986, gravou seu debbut álbum Discipline of Steel, que tornou-se rapidamente outro disco icônico do US Power Metal.
Em 1990, o grupo optou pela dissolução, provavelmente por não conseguir os resultados comerciais esperados em seu próprio país, que estabelecia um cenário musical que tendia muito mais para o hard rock maquiado e de cabelos com laquê do que do Heavy Metal tradicional predominante na primeira metade da década de 1980. O período mostrou vários nomes dentro do Metal, que para sobreviver e/ou expandirem seus públicos, tiveram que se abraçar com o a música despojada grunge de Seattle, o metal industrial europeu ou o groove metal criado pelo, também norte americano, Pantera.
O retorno do Ruthless se deu apenas entre os anos 2008 e 2009 quando a banda se reformulou para apresentações pontuais com o UFO e um excelente show de retorno no maior festival de Metal Underground do planeta, o alemão Keep It True (K.I.T.). Com a reformulação, o grupo fechou contrato com a gravadora alemã Pure Steel Records e gravou seu álbum de retorno em 2015, o excelente They Rise. O levante desses gigantes do Power Metal underground norte americano se deu através de uma renovada formação contando com o baixista Marc McGee, o baterista Jason VanSlyke, o guitarrista Dave Watson, além das presenças de Ken e Sammy.
Sonoramente, o disco, apresenta nove excelentes composições representativas do mais puro Power Metal desenvolvido nos Estados Unidos nos anos finais  da década de 1980. Escutar They Rise é, então, como retornar ao maravilhoso clima dos dois ótimos discos gravados pelo Sanctuary naquele período e pelos primeiros álbuns do Iced Earth. Com músicas que alternavam com perfeição entre agressividade e melodia através de Riffs constantes e cortantes, ótimos solos de guitarras e a grande voz de Sammy DeJohn (que apresenta muitos recursos e promove constante alternância de seus timbres no álbum, em alguns momentos lembrando até Bruce Dickinson e Warrel Dane) no comando de músicas sensacionais (todas elas), entre elas Defender, Laceration, a faixa título They Rise, Hang Man, Time Waits For No One e Systematic Terror.
Como forma de tornar o lançamento desse retorno, ainda mais interessante, a Pure Steel incluiu como bônus do CD o maravilhoso EP Metal Without Mercy, em sua totalidade. Mais cinco fantásticas faixas na conta do álbum. 
Mais um disco de Heavy Melta imperdível!

Tracklist
01. Defender
02. Laceration
03. They Rise
04. Circle Of Trust
05. Hang Man
06. Time Waits For No One
07. Out Of The Ashes
08. Frustration
09. Systematic Terror
Bonus Tracks (Metal Without Mercy EP)
10. Gates Of Hell
11. Metal Without Mercy
12. Bury The Axe
13. The Fever
14. Mass Killer

Comentários

Postagens mais visitadas