654. CANDLEMASS - THE PENDULUM

Após o lançamento do álbum Psalms For The Dead em 2012 e a dispensa do vocalista Robert Lowe no mesmo ano, o baixista Leif Edling anunciava a paralisação das atividades de seu Candlemass por tempo indeterminado. Quatro anos, várias compilações lançadas e sem enganar absolutamente ninguém, o baixista decretava o retorno do grupo seguido do lançamento de um novo EP com quatro faixas inéditas.  Apresentando provisoriamente Mats Léven, conhecido e antigo colaborador da banda, como vocalista, Leif dada o pontapé inicial para o sucessor do disco de 2012.
Em 2018, era lançado mais um EP com a mesma formação – contando com os guitarristas  Mats "Mappe" Björkman e Lars "Lasse" Johansson e, o baterista Jan Lindh -, aumentando ainda mais as expectativas, que foram ampliadas de forma absurda com o anúncio da saída de Mats e o retorno do incrível Johan Längquist, responsável pela gravação das vozes do mega clássico Epicus Domicus Metalicus (1986).
Com a gravação de The Door To Doom no início de 2019, o Candlemass apresentava, de fato, seu novo lineup contando com a efetivação de Längquist, ao entregar um aclamado álbum que respondeu muito bem a ansiedade e expectativa dos fãs e da crítica, com músicas incríveis do mais puro Epic Doom Metal retiradas da caixa mágica de idéias de seu incansável e genial baixista que contou, inclusive, com uma memorável e histórica participação do sobrenatural Mestre (da porra toda) Tony Iommi em uma de suas faixas.
Em 2020, provavelmente dando continuidade ao processo de reconstrução da banda com sua nova voz (por mais incrível que pareça, Johan Längquist não é um vocalista de Heavy Metal, e teve com o Candlemass sua primeira e única experiência no estilo), a banda promoveu o lançamento de mais um EP, o terceiro em quatro anos.
The Pendulum, lançado internacionalmente pela Napalm Records e no Brasil, licenciado  em CD pela Hellion Records, apresenta seis faixas inéditas, sendo cinco delas sobras de estúdio de The Door To Doom e, a excelente faixa título criada exclusivamente para o EP.  Dividido  literalmente ao meio por pequenas faixas instrumentais e outras cantadas, as composições se encaixam, obviamente, dentro do processo e contexto criativo que gerou o disco de 2019, tendo sua ótima faixa principal como uma canção realmente pronta (e que deveria estar lá no álbum principal) e a incrível Porcelain Skull, que deveria ter recebido um pouco mais de atenção e melhor tratamento de Leif. As demais são claramente ideias inacabadas que servem apenas de interlúdio ou, no mínimo, precisariam ser ampliadas ou encaixadas em outras composições. 
The Pendulum é mais um bom material lançado pelo Candlemass e mesmo contendo apenas vinte minutos de conteúdo e três músicas, de fato, vale muito a pena sua aquisição.

Tracklist
01. The Pendulum
02. Snakes Of Goliath (demo)
03. Sub Zero (demo) - instrumental
04. Aftershock (demo) - instrumental
05. Porcelain Skull (demo)
06. The Cold Room (demo) - instrumental

Comentários

Postagens mais visitadas