659. PANTHER
Lançado oficialmente em 1986, o trabalho de estreia da banda norte americana Panther por pouco não foi o album responsável de apresentar ao mundo do Hard Rock e Heavy Metal uma de suas vozes mais marcantes. Formado em 1984 pelo guitarrista Mike Barrish, o baterista Scott Tayler, o baixista Glen Davis e o vocalista Jeff Scott Soto - que estreou com o Yingwie Malmsteen e seu Rising Force em 1984 e 1985, mas também fez ou faz atuações marcantes com Axel Rudi Pell, Talisman, Sons Of Apollo e vários outros -, a banda californiana foi formada no momento que a onda Glam Rock/Metal começava a atingir o seu ápice. liderada por gigantes da região como Van Halen, Mötley Crüe, Quiet Riot e posteriormente o Guns N’ Roses.
Mas apesar de compartilhar o visual espalhafatoso e colorido do estilo, e ter feito o seu show de estreia no lendário clube Troubadour, casa histórica do movimento Glam em Los Angeles. a sonoridade do Panther era bastante distinta de suas citadas conterrâneas. Praticando uma espécie de Hard n' Heavy que se situava um pouco dentro dos campos desbravados pelos britânicos Iron Maiden e Judas Priest (principalmente esse) mas, sobretudo tendo como maior referência a própria música pesada criada nos Estados Unidos, de nomes do US Power Metal (mas na vertente que deu origem ao Prog Metal), como o Queensrÿshe, só que em uma versão um pouco menos teatral e mais contido dos seus primeiros anos e, puxando a referência um pouco mais para o underground do qual o Panther fazia parte, temos muitas similaridades com o Titan Force dos irmãos Flores e Harry Conklin, do qual vejo boas semelhanças principalmente nas linhas de guitarras e voz.
O E.P. do Panther, além de um ótimo e "obscuro" registro histórico do US Metal e da carreira do gigante Jeff Scott Soto, é um álbum com grandes qualidades e boas músicas como Desire, Danger, Deliver The Axe e a ótima faixa título. Disputado a tapa por colecionadores em sua razoavelmente rara edição em vinil de época, foi relançado em 2018 pela gravadora No Remorse Records, nos formatos CD e LP, apresentando as seis faixas originais masterizadas e quatro faixas bônus, três delas gravadas em 1988 para uma demo, contando com uma segunda formação que apresentava o vocalista T.J. Mach no lugar de Soto, uma nova cozinha com o baterista Alex e o baixista Michael White e a inclusão de uma segunda guitarra com a entrada de Jason Giridono. Infelizmente a banda parece ter encerrado suas atividades em 1989, após o lançamento de uma demo.
Tracklist
01. First There Was Rock
02. Desire
03. Danger
04. Deliver The Axe
05. Warchild
06. Panther
07. Set Me Free
08. Sheer Heart Attack (demo)
09. Take It To The Limit (demo)
10. When You're In Love (demo)
Comentários