663. WILDFIRE - BRUTE FORCE AND IGNORANCE

O primeiro álbum da banda britânica da NWOBHM Wildfire, que recebeu o inusitado título de Brute Force And Ignorance, não tem nada de Força Bruta e muito menos Ignorância, pelo menos em sua sonoridade. Na realidade, o que ocorre aqui nas composições apresentadas nesse ótimo disco de estréia é justamente o contrário. O álbum traz uma sonoridade completamente construída dentro da seara do Hard N’ Heavy do seu movimento de origem (a New Wave), com muitas influências do Classic Rock da década de 1970 e em alguns bons momentos do disco, algo mais comercial e de AOR.
Formado em 1982 pelo baixista Jeff Brown, o baterista Bruce Bisland, os guitarristas Martin Bushell e Jeff Summers e o vocalista Paul Mario Day, o Wildfire apresentava músicos com experiência no cenário local, mas tinham na figura de Paul, certamente a sua maior referência. Vocalista da banda More (outro ótimo nome da nova onda britânica) em seu primeiro disco lançado lançado em 1980, o mesmo além de possuir uma sensacional voz, se tornou conhecido no começo da década de 1980 por ter sido parte da primeira formação do Iron Maiden, entre os anos de 1975 e 1976, ou seja, muitos anos antes da "Donzela de Ferro" realmente se profissionalizar e começar a fazer sucesso.
Em Brute Force And Ignorance, lançado pela Mausoleum Records em 1983 (justamente quando as bandas inglesas se encaminhavam para a definição de sua sonoridade entre o Hard Rock e seus derivados mais próximos que explodiam comercialmente nos Estados Unidos e levaram o Def Lepard ao estrelato; ou ao Heavy Metal tradicional seguindo os passos do Iron Maiden, Satan, Cloven Hoof e Blitzkrieg. O Wildfire já apresentava de cara que ficaria justamente na coluna do meio em sua trajetória. E ao mesmo tempo em que apresentou músicas um pouco mais agitadas, com riffs levemente mais pesados e que resvalam no Heavy Metal, como nas excelentes Violator, Victim Of Love (sim, lembra algo do Whitesnake), Another Daymare, Redline, Wildfire e Goldrush; mantinha o pé no freio trazendo uma série de faixas que poderiam tocar facilmente nas rádios, em qualquer horário ou programa, como Lovelight, Search And Destroy (AOR puro e de gigante qualidade!), If I Tried e Eyes Of The Future.
Definitivamente mais um grande álbum vindo de dentro da NWOBHM que merece atenção e que será em breve lançado no Brasil pela Hellion Records, juntamente ao segundo álbum da banda.

Tracklist
01. Violator
02. Victim Of Love
03. Another Daymare
04. Lovelight
05. Search And Destroy
06. Redline
07. Wildfire
08. Goldrush
09. If I Tried
10. Eyes Of The Future

Comentários

Postagens mais visitadas