680. HELLOWEEN - WALLS OF JERICHO
Em 18 de novembro de 1985, os guitarristas Kai Hansen e Michael Weikath, o baixista Markus Grosskopf e o saudoso baterista Ingo Schwichtenberg, lançavam com o Helloween pela Noise Records seu primeiro full lenght e gravavam, com ferro e fogo, seus nomes no "Livro do Heavy Metal". O explosivo Walls Of Jericho chegava literalmente derrubando muralhas, apenas sete meses após a banda lançar seu espetacular e autointitulado EP de estréia, trazendo inovações incríveis para o estilo que reverberariam bastante no final da década de 1980, mas tornariam-se praticamente dominantes na Europa durante quase toda a década de 1990.
Mesclando o agressivo e ultra veloz Speed Metal germânico, guiado por uma dupla de guitarras absurdas (Kai e Michael formam uma dos duos mais importantes e criativos de seu estilo) que conseguiam alternar brilhantemente uma avalanche de riffs fortes e ferozes com emocionantes e melódicos acordes e solos em proporções absolutamente iguais; uma cozinha completamente insana e em vários momentos tocando em um ritmo muito mais próximo ao de bandas de Thrash Metal; e, por fim, a anasalada, esganiçada e muitas vezes desafinada voz de Kai Hansen. Única e perfeita para o som criado naquele momento pelo quarteto, tornou-se icônica e é ainda hoje reverenciada pelos fãs do Helloween e do próprio músico.
Com a decisão da Noise de incluir as quatro faixas do EP na abertura do álbum, quando ele foi lançado pela primeira vez em CD pelo selo em 1987 (já havia saido no formato pela americana Combat Records e pela coreana Seoul Records, mas sem essas músicas), Walls Of Jericho mudou imediatamente de patamar tornando-se um dos discos mais importantes da música pesada em sua década por apresentar músicas inquestionáveis como Starlight, Victim Of Fate, Ride The Sky, Guardians, Metal Invaders, Gorgar, Heavy Metal (Is The Law) e How Many Tears.
Em 2006, em comemoração aos vinte anos de lançamento de seu primeiro disco, o Helloween junto a Sanctuary Records, relançaram toda sua discografia até Better Than Raw de 1998, em edições remasterizadas, apresentando novos encartes e muito material bônus que garantiram discos extras para praticamente todos os lançamentos. Walls Of Jericho, por exemplo, recebeu de material extra: faixas com novas mixagens, versões demo e outras ao vivo. Em 2018, a Noise Records fez a alegria dos colecionadores de LPs com o superlançamento do Box Starlight, contendo todos os discos da banda, na fase do selo alemão, em vinis coloridos e mais alguns interassantes mimos.
Materiais obrigatórios para fãs em todos os formatos e variados preços.
Tracklist
Disco 101. Starlight
02. Murderer
03. Warrior
04. Victim Of Fate
05. Cry For Freedom
06. Walls Of Jericho / Ride The Sky
07. Reptile
08. Guardians
09. Phantoms Of Death
10. Metal Invaders
06. Walls Of Jericho / Ride The Sky
07. Reptile
08. Guardians
09. Phantoms Of Death
10. Metal Invaders
11. Gorgar
12. Heavy Metal (Is The Law)
12. Heavy Metal (Is The Law)
13. How Many Tears
14. Judas
Disco 2
01. Murderer (remix)
02. Ride The Sky (remix)
03. Intro / Ride The Sky (live)
04. Guardians (live)
05. Oernst Of Life (demo)
06. Metal Invaders (demo)
14. Judas
Disco 2
01. Murderer (remix)
02. Ride The Sky (remix)
03. Intro / Ride The Sky (live)
04. Guardians (live)
05. Oernst Of Life (demo)
06. Metal Invaders (demo)
07. Surprise Track
Comentários