716. LIZZY BORDEN - VISUAL LIES
Visual Lies, lançado em 1987 pela Metal Blade Records, é o terceiro álbum de estudio da banda norte americana de Glam Metal, Lizzy Borden e, até então, seu melhor trabalho e maior sucesso comercial. Formada em Los Angeles no ano de 1983 pelos irmãos Gregory Charles Harges (vocalista) e Joey Scott Harges (baterista), o baixista Mike Davis e o guitarrista Gene Allen, o Lizzy Borden (foi batizado assim pelo fascínio dos irmãos Harges com a história de uma mulher do estado de Massachusets, denunciada pelo macabro assassinato de seu pai e sua madastra no final do século XIX. O caso, nunca solucionado e até hoje especulado, faz parte hoje do lado mais macabro do folclore dos Estados Unidos.
Com Gregory interpretando e assumindo a assinatura da personagem Lizzy Borden, representada através de um visual glam super carregado, meio animalesco e com pinturas de rosto provavelmente muito inspiradas em Alice Cooper e Kiss - o que era notório, principalmente, em suas teatrais e sangrentas performances ao vivo (o que é conhecido nos EUA como Shock Rock) -, o grupo apresentava em sua sonoridade, característimas muito mais agressivas e próximas ao Speed Metal (primeiro álbum) e ao Heavy Metal a partir do segundo disco. As influências, iam facilmente de clássicos britânicos como Black Sabbath, Judas Priest e Iron Maiden, como também de conterrâneos como Van Halen e outras bandas que, no mesmo período, construiam o chamado Power Metal Americano.
Como falado anteriormente, Visual Lies foi gravado e lançado no ano de 1987, tendo na liderança de sua produção o talentoso e mui experiente Max Norman (Ozzy Osbourne, Loudness, Savatage, Megadeth, Malice). Sendo o terceiro álbum de inéditas gravado pelo Lizzy Borden em três anos, o disco apresenta latente evolução no processo de composição do quinteto (que em 1987 se renovava com a inclusão do segundo guitarrista Joe Holmes) e diferentemente da aposta em canções mais rápidas no primeiro disco, Love You To Pieces, ou do leve "pé no freio" e tentativa de construção de uma nova identidade, em 1986, com Menace To Society, os irmãos Harges e Cia, fincaram-se então, em um som mais característico do Heavy Metal tradicional, com uma pegada muito mais pesada e cadenciada (por vezes até épica), mas ao mesmo tempo mantendo elementos mais comerciais, o que acabou dando certo e agradando bastante fãs e crítica.
Tendo em seus melhores momentos as músicas Me Against The World, Outcast, a excelente faixa título, Eyes Of Stranger, Lord Of The Flies e o épico encerramento com Visions; Visual Lies finalmente recebe uma versão nacional em CD, pelas boas mãos da Urubuz Records, que entrega mais uma vez um lançamento super caprichado, apresentando encarte com papel especial, lindo slipcase com destaque na borda (Por que todos os selos não fazem dessa forma? Nossa baixa visão agradeceria muito esse ato de compaixão com quem coleciona música e tem mais de quarenta anos) e a versão remasterizada da gravação do álbum, incuindo as quatro faixas bônus, retiradas de demos gravadas pela banda na época e uma inusitada versão remixada de Me Against The World.
Se você ainda não conhece o Lizzy Borden, essa é uma excelente porta de entrada.
Tracklist
01. Me Against The World
02. Shock
03. Outcast
04. Den Of Thieves
05. Visual Lies
06. Eyes Of Stranger
07. Lord Of The Flies
08. Voyer (I'm Watching You)
09. Visions
Bonus Tracks - Live Demos
10. Me Against The World
11. Lord Of The Flies
12. Visual Lies
13. Me Against The World (Bat2theskull remix)
Comentários