733. ATTACKER - BATTLE AT HELM'S DEEP

No começo da década de 1980, várias bandas formaram-se nos Estados Unidos, influenciadas diretamente pelo que acontecia musicalmente na Inglaterra, com a consolidação da chamada New Wave Of British Heavy Metal e, com sua expansão desse estilo de música mais pesada por toda Europa. Nomes como Jag Panzer, Fates Warning, Metal Church e Omen, apareciam tendo como características principais, semelhanças claras à sonoridade de nomes como Judas Priest, Iron Maiden, mas em um formato muito mais pesado e agressivo que o melódico dominado pelos ingleses naquele mesmo período. 
Em 1983, o Attacker, um dos grandes nomes do movimento que passou a ser conhecido como US Power Metal, surgia na pequena cidade de Weehawken, estado de Nova Jersey, ainda sob o nome Warloc e composto pelo quarteto formado pelo baterista Mike Sabatini, os guitarristas Pat Marnelli e Dominic Spina e, o vocalista Brian Bob Mitchell, convidado a juntar-se ao trio logo depois de sua formação. Após alguns poucos shows, Spina acabou sendo substituído por Jim Mooney, e já no ano seguinte a sua criação, a banda mudava definitivamente seu nome para Attacker e garantia seu primeiro contrato profissional - com a emergente gravadora norte americana Metal Blade Records -, devido a ótima repercussão de sua primeira demo tape.
Então, em setembro de 1985, Sabatini, Marnelli, Mooney, Mitchell e o baixista Lou Ciarlo, lançavam Battle At Helm's Deep, primeiro Full Lenght do Attacker que concentrava brilhantemente em sua sonoridade o peso e a agressividade do Power Metal norte americano, composto de uma cozinha em perfeito equilíbrio; guitarras duplas alternando constantemente entre riffs e solos mais velozes e pesados, a outros mais técnicos e cadenciados, muito bem trabalhados; e, por fim, a ótima voz de Bob Mitchell, que me trazem imediatamente referências que vão dos ótimos agudos do saudoso David Wayne (Metal Church) à deliciosa estridência de gigantes como Udo Dirkschneider (Accept) e Minoru Niihara (Loudness).
Outro ponto bastante interessante a ser destacado em Battle At Helm's Deep, é o da construção das letras em cima de uma temática exaustivamente explorada por bandas de Metal hoje, mas até então inédita. O Attacker trouxe para várias letras de seu primeiro álbum, elementos e passagens retirados diretamente da obra (especificamente dos livros sobre Terra Média: Hobbit, Senhor dos Anéis, Silmarillion) do genial escritor britânico John Ronald Reuel Tolkien. Apresentando entre suas melhores músicas petardos como The Hermit, Disciple, Slayer's Blade, Kick Your Face, Dance Of The Crazies e (Call On) The Attacker, a banda norte americana conseguiu entregar já em seu primeiro álbum, um dos melhores momentos do Heavy Metal norte americano nos anos 1980.
Em 2020, Battle At The Helm's Deep recebeu, pela primeira vez, edição nacional em CD. Lançado pela Marquee Records, como parte da coleção Classic Metal Series, o material recebeu conteúdo bastante semelhante ao da edição de 2012, feita pela Sentinel Steel Records. Ou seja, um super encarte com textos contendo informações sobre a banda e o disco, fotos de época e as letras de todas as músicas. Como diferença dessa, a versão nacional apresenta um belo slipcase, contendo a arte do Balrog Vs Gandalf apresentada pela primeira vez em 1999 pela própria Sentinel Steel (clássica arte dos irmãos Hildebrandt), e dentro, no próprio encarte, a deliciosa arte original da capa desenhada por Ken Pontac, que possui seu charme, mas não tem absolutamente nada a ver com os escritos de Tolkien.

Tracklist
01. The Hermit
02. The Wrath Of Nevermore
03. Disciple
04. Downfall
05. Slayer's Blade
06. Battle At Helm's Deep
07. Kick Your Face
08. Dance Of The Crazies
09. (Call On) The Attacker
Bonus Tracks
10. Trapped (Unreleased)
11. (Call On) The Attacker (demo)
12. Slayer's Blade (demo)
13. Disciple (demo)
14. (Call On) The Attacker (Metal Massacre V)

Comentários

Postagens mais visitadas