741. BRAINFEVER - FACE TO FACE

No meio de tantas bandas excelentes, veteranas e mais recentes, já conhecidas pelo grande público ou bem divulgadas por fazerem parte de grandes selos, as vezes surgem dúvidas em relação a destinar parte do precioso tempo que poderia ser aplicado no aprofundamento desses sons, ou manter firme a busca por movimentos e nomes mais desconhecidos do underground. Como grande apreciador de Heavy Metal, busco sempre fazer as duas coisas em intensidades semelhantes, tanto por gostar de escutar boa música, quanto pelo prazer em conhecer algo novo que, até então, eram inatingíveis.
As redes sociais como Youtube e, posteriormente, Bandcamp e vários serviços de streaming, possibilitaram a fãs e às próprias bandas, inserirem materiais que certamente seriam inalcançáveis, em um primeiro momento para quem não acompanhou "in loco" esses movimentos e, em um segundo momento, para quem tem dificuldades em escutar e se conectar verdadeiramente a músicas dentro de ambientes virtuais, ou seja, nós colecionadores.
Sei que essas introduções são repetitivas aqui nesse espaço, quando falamos de álbuns como esse Face To Face, lançado pela espetacular (e desconhecida) banda alemã Brainfever em 1986, e relançado pela Cult Metal Classics, vinte anos depois, pela primeira vez em CD. Mas seria totalmente injusto, como fã declarado do bom Heavy Metal oriundo da década de 1980, exaltar não apenas o maravilhoso som dessa banda - contemporânea de outros nomes germânicos gigantes e incríveis como Helloween, Running Wild, Grave Digger, Rage Stormwitch e Scanner -, como o trabalho de curadoria do selo, ao encontrar, selecionar, restaurar e, finalmente, relançar tal material.
Formado em 1982 pelo guitarrista Marco Böttcher, o Brainfever lançou seu álbum de estreia em 1984 pela Mausoleum Records, tendo em sua formação o vocalista Horst Neumann, o baixista Heinz Schreiber, o baterista Frank Marowsky e o próprio Marco. Dois anos depois, o grupo voltava a estudio com um novo baterista, Eric Hirschhäuser, para gravar e lançar seu segundo full lenght, Face To Face, dessa vez pelo selo alemão Belaphon Records. 
Mudando suavemente sua sonoridade de um disco para outro, ambos produzidos por Ralf Hubert (baixista do Mekong Delta), Face To Face apresenta em sua espinha dorçal musicas com incríveis melodias, algumas delas mais aceleradas, totalmente dentro daquela boa mistura entre NWOBHM e a insurgente escola teutônica de Power/Speed Metal; Alternadas,m ou paralelas a essas, Marco e Horst também intensificaram a criação de composições mais cadenciadas e de meio tempo, muito próximas do estilo desenvolvido do outro lado do oceano Atlântico, no chamado US Power Metal  e dominado pelas ótimas transições e riffs de guitarras e as incríveis atuações de seus diferenciados vocalistas (Fates Warning, Jag Panzer, e Titan Force me vem imediatamente a cabeça, como referência).
Provavelmente difícil de achar hoje em mídia física, mas disponível em algumas plataformas digitais, Brainfever e seus dois únicos trabalhos de estúdio, merecem ser descobertos por todos que apreciam o bom Heavy Metal. O prazer ao escutar pela primeira vez músicas como Black Jack, a faixa título, Savior, Memories Of Tomorrow, Devil's Eyes, Master Of Evil e a maravilhosa Caught by the Fire; certamente aproximam muito Face To Face de alguns dos melhores trabalhos gravados pelas grandes bandas alemãs na época. Imprescindível!

Tracklist
01. Black Jack
02. Face To Face
03. Savior
04. Look Out
05. Memories Of Tomorrow
06. Sweet Talker
07. Devil's Eyes
08. Master Of Evil
09. Caught By The Fire
Bonus Tracks
10. Shots Break The Silence
11. Hoist Up The Sails
Álbum Completo

Comentários

Postagens mais visitadas