743. LORD VIGO - DANSE DE NOIR

A vertente mais épica do tradicional Doom Metal, que tem como um dos criadores e um de seus maiores representantes a banda sueca Candlemass, que em 1986 arregaçava com o Heavy Metal ao lançar seu irretocável clássico Epicus, Doomicus, Metallicus de 1986, ganhou uma sensacional sobrevida na segunda década do século XXI, ao revelar pequenas pérolas levemente sombrias e muito empolgantes como o Argus, Atlantean Kodex, Altar Of Oblivion, Sinister Realm entre outras.
Quarto full lenght da banda alemã Lord Vigo, Danse De Noir é, além de um álbum totalmente fantástico dentro de seu estilo, provavelmente o melhor disco gravado pelo trio formado pelos guitarristas (e baixistas) Tony Scoleri e Volguus Zidrohar e pelo vocalista/baterista Vinz Clortho até esse momento. Inspirado no cenário e no conceito sci-fi do depressivo e angustiante universo cyberpunk do filme Blade Runner - onde os homens não toleram a existência de andróides criados inicialmente como escravos, e que após uma revolta se angustiam e lutam pelo direito de existir - o Lord Vigo aproveira para inserir em sua sonoridade fortes elementos sonoros do synth gothic dos anos 1980, sobretudo através do forte uso de teclados, sintetizadores e samples que parecem ter sido retirados direto da clássica obra dirigida por Ridley Scott. A própria voz de Clortho, que encaixa perfeitamente dentro dessa perspectiva retrofuturista e, a excelente arte da capa, assinada pelo artista plástico tcheco Peter Gric, claramente inspirado nos traços do mestre suiço Hans Ruedi Giger, são também elementos fortes dessa conexão.
Conseguindo criar uma pujante atmosfera dentro e entre todas as faixas  - que claramente se conectam ao contar a emocionante saga dos andróides chamados por Philip K. Dick de replicantes, sendo esse provavelmente o maior destaque desse ótimo álbum -, o som do Lord Vigo brilha em faixas sensacionais como a sombria faixa título, a maravilhosa At the Verge Of TimeShoulder Of Orion (Iron Maiden vive aqui dentro), Between Despair And Ecstasy e na emocionante dupla de composições épicas que encerram o álbum, As Silence Grows e Memento Mori.
Lançado internacionalmente pela High Holler Records, Danse De Noir só não entrou na lista da casa de melhores álbuns lançados em 2020 por, infelizmente, não ter recebido atenção em tempo hábil. Apesar de ser um ábum que dificilmente receberá atenção dos selos nacionais, merece a conferida de quem gosta das bandas e elementos aqui citados como referência. Recomendamos!

Tracklist
01. The Voight Kampff Situation
02. Danse De Noir
03. Are You Human?
04. At the Verge Of Time
05. Fiery The Angels Fell
06. Shoulder Of Orion
07. And Then The Planets Will Align
08. Between Despair And Ecstasy
09. As Silence Grows Old
10. Memento Mori

Comentários

Postagens mais visitadas