745. PAIN OF SALVATION - PANTHER
Em 2014, Daniel Gildelow, líder, vocalista e faz tudo da banda sueca de Progressive Metal Pain Of Salvation, entrava no momento mais conturbado de sua vida ao contrair uma super bactéria carnívora que quase da fim precocemente à sua vida. Internado durante meses em um hospital de seu país e submetido a um intenso, lento e doloroso tratamento onde a certeza de cura não existia e a sombra da morte insistia em mostrar sua presença, fizeram com que Daniel adentrasse em uma inevitável jornada de autoconhecimento e profunda reflexão. O resultado de toda essa tempestada de sentimentos e, do alívio, no fim da jornada, levou à criação de um dos álbuns mais intensos e profundos da história de sua incrível banda., a obra prima In the Passing Light Of Day (2017).
Dentro do incrível e irretocável tracklist desse álbum, se destaca a maravilhosa Full Throttle Tribe, profunda e emocionante composição que relata a dificuldade do músico em conectar-se a grupos, a pessoas e tribos (como registrado em seu título) e encontrar seu lugar dentro da sociedade. O tema da faixa voltaria com tudo, três anos depois, como conceito geral do décimo primeiro full-lenght da banda, Panther (2020).
Dividido em três partes/capítulos que descrevem a trajetória do personagem principal dentro desse universo de construção e desconstrução, o álbum viaja através de canções espetaculares como Accelerator, Unfuture, Restless Boy, Wait, a faixa título e Icon, que se ligam através de suas profundas complexidades, teatralidades dentro de um fio condutor de emoções distintas que vão da negação irritada à um processo de aceitação desconfiada. Repletas de inserções de estilos distintos do som tradicional do POS, como o rap, rip rop, música eletrônica, batidas tribais e até sons incindentais, as composições se misturam organicamente ao Rock e Metal mais tradicional do grupo, gerando essa incômoda sensação de descompasso do personagem para com seu meio, fundamental para entender e mergulhar no conceito de Panther.
Apesar deo Pain Of Salvation ter hoje em sua formação o baixista Gustaf Hielm, os guitarristas Johan Hallgren e Daniel Karlsson (também tecladista) e, o baterista Léo Margarit, Panther é mais uma vez um álbum de Daniel Gildelow. Completamente composto e, até produzido - em dupla com Daniel Bergstrand, que também produziu o álbum anterior - pelo vocalista, o mesmo criou todas as linhas de instrumentos e gravou praticamente todos, deixando pouco espaço para seus companheiros. A partir disso, é fácil entender a construção do álbum e a inserção da maioria dos elementos já citados. O som da banda segue a margem do padrão de seu estilo (o metal progressivo), deixando de lado os tradicionais riffs e solos de guitarras para investir em surpreendentes e intrincadas linhas de teclado e bateria, concentrando sua maior força nas incríveis interpretações vocais de Daniel, que cresce incrivelmente como vocalista e intérprete de suas maravilhosas letras, a cada álbum da banda.
Panther, definitivamente, está longe de ser uma boa porta de entrada para o incrível e complexo universo musical desenvolvido brilhantemente pela banda sueca nessas suas três décadas de carreira, por apostar demais no experimentalismo (mais ou menos como feito em Scarsick de 2007), mas, para quem já conhece e gosta do som da banda, é certamente um de seus melhores e mais empolgantes trabalhos e receberá futuramente uma muito bem vinda continuação, como anunciado em seu encarte.
Lançado internacionalmente pela InsideOut Music, Panther chegou ao Brasil via licenciamento da Urubuz Records, em uma bela edição em CD, com slipcase destacando a fantástica arte criada por André Meister para a capa. Agora nos resta torcer para que a segunda parte dessa obra prima, quando lançada, também receba edição nacional quando lançada, facilitando assim nossa aquisição.
Tracklist
01. Accelerator
02. Unfuture
03. Restless Boy
04. Wait
05. Keen To A Fault
06. Fur - instrumental
07. Panther
08. Species
09. Icon
Mais Pain Of Salvation no Sonorizando:
Official Video - Accelerator
Official Lyric Video - Unfuture
Official Video - Restless Boy
Official Video - Panther
Official Lyric Video - Panther
Comentários